Ceclin
set 20, 2016 0 Comentário


Ranking coloca UFPE como 12ª melhor universidade do Brasil

ufpe_campus

Levando em consideração apenas a região Nordeste, Pernambuco fica atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com uma nota final de 90.07 pontos, a Universidade Federal de Pernambucano (UFPE) foi classificada pelo Ranking Universitário Folha (RUF) como a 12ª melhor instituição de ensino superior do País. Levando em consideração apenas a região Nordeste, Pernambuco fica atrás apenas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mas se comparado ao ano de 2015, a UFPE caiu duas posições.  Realizado desde 2012, o RUF leva em consideração critérios como a produção científica da instituição, a qualidade do ensino, a internacionalização de professores e citações de projetos e alunos, bem como a inovação e o desenvolvimento dos estudantes no mercado de trabalho.

Para a diretora de Avalição Institucional da UFPE, Cristina Raposo, o ranking apresenta uma “sensibilidade muita grande”.  “A UFPE ocupa a 12ª posição nacional, resultado inferior se comparado ao ano 2015, no qual ocupou a 10ª posição, sendo ultrapassada pelas Universidaded Federais do Ceará (UFC) e de São Carlos (UFSCAR).  Apesar da queda na posição nacional, a UFPE apresentou aumento na nota global, passando de 89,47 em 2015 para 90,07 em 2016, esclarece.

Ainda segundo Cristina, o resultado do RUF, por seus critérios de análise, estabelece resultados muito dinâmicos e específicos. Sobre a queda de duas posições no ranking, Cristina explicou que “avaliando cada item que compõe a nota da UFPE, podemos verificar que a universidade diminuiu uma posição nacional nos indicadores ensino (10º para 11º), que tem peso 32 , mercado ( 7º para 8º ), com peso 18 e internacionalização (de 28º para 29 ), com peso 4. Permaneceu na mesma posição no item pesquisa (17º), que tem peso 42 e ganhou duas posições no quesito inovação (12º para 10º) cujo peso é 4”.

A UFPE teve 34 cursos avaliados e, desses,17 (50%) melhoraram suas posições em nível nacional e 14 (41%) encontram-se entre os TOP 10 no Brasil. A Universidade de São Paulo (USP), que até então era considerada a melhor do Brasil, obteve neste ano a nota 97,03; ficando atrás da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que passou a ocupar o primeiro lugar do RUF com 97,46 pontos na avaliação geral.

Jornal do Commercio