Ceclin
out 19, 2011 1 Comentário


Quipapá, na Mata Sul, comemora 150 dias sem homicídio

Giro PE

Tranqüilidade, pessoas transitando e crianças brincando pelas ruas. Essa é a realidade hoje dos moradores da Cidade de Quipapá, localizada na Mata Sul de Pernambuco, que comemoram mais de 160 dias em homicídio e a redução significativa da criminalidade naquela área.

A cidade possui cerca de 24.187 mil habitantes e era conhecido como uma das cidades mais violentas da Mata Sul de Pernambuco. Está desde 22 de maio deste ano sem registrar nenhum crime de homicídio. Esse resultado é fruto de um amplo trabalho de aproximação entre a Polícia com a comunidade, culminando com a realização de ações conjuntas de policiamento preventivo e ostensivo com toda a população residente no município e nos distritos de Quipapá.

Segundo levantamentos de uma pesquisa realizada pelo Sub-comandante do 10º BPM- Palmares o Major Alexandre, neste ano as ocorrências de homicídio na cidade caíram cerca 50% em relação à mesmo período do ano anterior. De acordo com o balanço, entre janeiro e outubro de 2010 ocorreram 15 homicídios e entre janeiro e outubro 2011, apenas 8 homicídios.

Estratégia

Segundo o Major Alexandre, especialista em segurança, atualmente sub-comandante do 10º BPM- Palmares esse resultado se deu graças a um intensivo trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a própria população.

“Nossas ações só são possíveis pela confiança que cada morador deposita na polícia. Periodicamente nos reunimos para fazer estudos de toda região, e é a partir desse diagnóstico que montamos nossas estratégias de policiamento, baseados nas diretrizes da filosofia de Policiamento Comunitário, para que possamos reduzir cada vez mais os índices de ocorrências criminais”, destacou o Major Alexandre.

Para alcançar os resultados positivos, segundo o Major “contamos com o apoio do Governo do Estado e Comando Geral em investimentos no quantitativo do efetivo e capacitação do policial, aquisição de novas viaturas, armamentos e equipamentos para que pudéssemos realizar ações simultâneas de prevenção em toda circunscrição da companhia”.

Outra ferramenta importante a serviço do cidadão, e que muito tem auxiliado nas operações é o Disque 190, em que a população tem a garantia do anonimato nas ligações.