• Ceclin
nov 14, 2009 0 Comentário


Quase 35 mil estudantes farão as provas do seriado da UPE neste domingo

Começa neste domingo (15) a maratona de vestibulares das universidades públicas do estado. Quase 35 mil estudantes farão as provas do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE), método de seleção adotado ano passado pela instituição para o ingresso gradual de alunos desde o 1º ano do Ensino Médio.

Os testes serão aplicados em dois turnos, com quatro horas de duração. Pela manhã, a partir das 8h15, respondem as questões 20.352 estudantes do 1º ano inscritos para o triênio 2008/2011. Às 14h15, é a vez dos 13.515 feras do 2º ano que fizeram a prova ano passado e tentarão as vagas em 2010.

Todos resolverão uma prova com 60 questões – seis para cada disciplina (língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia. A diferença é que cada prova será adequada à série respectiva. O estilo dos testes misturará questões de múltipla escolha e proposições múltiplas (verdadeiro ou falso).

As provas serão aplicadas em 31 prédios localizados em cinco municípios do estado (além da Capital, Nazaré, Caruaru, Salgueiro e Petrolina). A novidade é que o SSA deste ano estará mais inspirado no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O conteúdo programático foi adaptado do Enem. O estilo ainda não”, antecipa o presidente da Comissão de Vestibular da UPE (Conupe), Reginaldo Inojosa.

Para Gustavo Arouca, 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Boa Viagem, se depender da preparação que vem recebendo, a prova será fichinha. “Desde a 7ª série, fazemos simulados de vestibulares. Estou tranquilo”, disse o candidato ao curso de engenharia, que, para relaxar, garantiu que irá surfar hoje, véspera da prova.

Manter a calma – A professora de química do CBV, Tatiana Marques, concorda que o dia de hoje é mesmo de manter a calma e descansar. “Sair com os amigos, ir ao cinema é bom para relaxar. Nada de pegar nos livros”, orienta. Para ela, o fera deve ficar atento na prova é com questões de químicas ligadas ao meio ambiente e ao cotidiano. A divulgação dos resultados está prevista para janeiro.

Não esqueça

HorárioAs provas deste domingo começam às 8h15 (para os candidatos do 1º ano do ensino médio) e às 12h15 (para os do 2º ano). A recomendação é chegar, pelo menos, com uma 1h15 de antecedência

O que levar

Para fazer a prova, é necessário levar o cartão de inscrição (que pode ser impresso também no site), documento de identificação com foto e uma caneta esferográfica azul ou preta Não pode levar Celulares, calculadoras e quaisquer aparelhos eletrônicos serão barrados nos portões. Também não se pode usar boné ou chapéu

Resultado

As notas devem sair até o dia 31 de janeiro de 2010

Fonte: Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe)
Do Diario de Pernambuco