Ceclin
jun 15, 2012 0 Comentário


Quarta edição do festival de música de concerto acontece de 13 a 22 de julho em Gravatá

O Festival Virtuosi chega a sua quarta edição homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, com shows gratuitos na Igreja Matriz de Sant’Anna dos dias 13 a 22 de julho, em Gravatá. Entre os destaques da programação do festival – idealizado pelo maestro chileno Rafael García e pela pianista Ana Lúcia Altino – estão o pianista José Carlos Martins, um dos grandes intérpretes de Bach, o violinista russo Nikita Borisoglebsky, o pianista lituano Kasparas Uinskas, o violinista francês Gilles Apap, o violoncelista pernambucano Leonardo Altino e o contrabaixista russo Rinat Ibragimov.

A homenagem ao Rei do Baião será a obra Memorial Musical de Luiz Gonzaga, composta pelo paraibano Eli-Eri Moura, cuja estreia será no dia 21 de julho. Com texto de Tarcísio Pereira, a obra foi escrita para acordeom, viola, narrador, coro e orquestra. O Virtuosi também celebrará os 150 anos do nascimento do compositor francês Claude Debussy, com apresentações do pianista filipino Victor Assunción, da pianista chinesa Tian Lu e do já citado Kasparas Uinskas.

O Virutosi também receberá 40 bolsistas, todos instrumentistas de cordas, dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte que, além de integrar a orquestra do festival, receberão aulas de professores como Caroline Chéhadé (Canadá) e Alessandro Borgomanero (Brasil). Treze meninos da Orquestra Criança Cidadã do Coque também farão parte da orquestra. E uma novidade importante: a população da zona rural será prestigiada com dois concertos aos domingos.

Com informações da Assessoria