Ceclin
Maio 25, 2020 0 Comentário


Quantas vezes posso usar a mesma toalha do banho?

© DR Primeiro, pense no tipo de sujeira que se encontra na toalha.

Primeiro, pense no tipo de sujeira que se encontra na toalha. Não sabe? Nós ajudamos. Segundo um artigo publicado no UOL as toalhas que usamos para nos secarmos após o banho estão repletas de bactérias e de pele morta, e por vezes até de fezes – conforme explica o infectologista Gustavo Johanson, da Universidade Federal de São Paulo, à publicação.

“A grande maioria das bactérias da pele não são patogênicas e estamos adaptados”, afirma Johanson. Por isso mesmo, e em parte trata-se de uma questão de bom senso.

“Não existe na literatura médica uma recomendação de quantas vezes temos de lavar as toalhas. Se o ambiente está quente e úmido, é necessário lavá-la mais rapidamente, comparativamente a um ambiente frio e seco”, acrescenta o infectologista.

Entretanto, e também em declarações ao UOL, a microbiologista Maria Teresa Destro, afirma que o ‘bom senso’ consiste em lavar as toalhas uma vez por semana.

Adicionalmente, os dois especialistas alertam que é igualmente imperativo os cuidados tomados no dia-a-dia entre as lavagens. “Colocar a toalha num local arejado e mantê-la seca evita a proliferação de bactérias e fungos”, salienta Maria Teresa.

Notícias ao Minuto