PV, PTdoB, PHS e PRTB contam com 50 pré-candidatos a vereador em Vitória
A futura coligação partidária esteve reunida ontem (09) para prestigiar a pré-candidatura de Nathália, filha do ex-vereador de Vitória, Biuzinho do Chuchu
Com a prorrogação do prazo para abril de 2016 a fim de definir a escolha do partido que os futuros candidatos disputarão o próximo pleito, os bastidores políticos no País ganhou novo fôlego devido ao “remendo” que foi a Reforma Política recentemente aprovada. Este novo cenário também reforçou um novo olhar para aqueles que deverão concorrer as 19 vagas da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.
O PV, PTdoB, PHS e PRTB em Vitória já contam com 50 pré-candidatos a vereador e para marcar espaço, o ex-vereador e renomado comerciante Biuzinho do Chuchu reuniu seus apoiadores para um evento político na noite dessa segunda-feira (09/11), no galpão em que comercializa no Centro de Abastecimento de Vitória (CEAVI), quando confirmou aos seus que a sua filha Nathália, de 23 anos, irá disputar uma das vagas pelo Partido Verde (PV). Biuzinho foi Vereador por três mandatos (1988-1992 / 1992-1996 / 2000-2004), além de ter disputado como candidato a Prefeito de Vitória em 1996. Neste evento, ao lançar sua filha na disputa política, o comerciante ingressou no Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) e asseverou seu apoio em 2016 ao pré-candidato a Prefeito de Vitória, José Manuel de Souza, empresário do ramo de supermercados, mais conhecido por Zé Catinga.

Nathália do Chuchu é uma das apostas do palanque que Zé Catinga pretende disputar em 2016. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem
Concluindo o curso de Fisioterapia, Nathália do Chuchu lembrou que desde cedo respira política, tendo em vista que sua casa sempre foi envolvida com a atuação política do seu pai. “Aceitei este desafio a pedido de meu pai e quero honrar o espaço que ele deixou quando foi vereador. Vou dispor meu nome para renovar as ideias na Câmara de Vitória. Se há vereador que decepciona é em razão de que antes de exercer suas funções não era uma boa pessoa”, refletiu sob o olhar orgulhoso de Biuzinho. O evento foi prestigiado pelo ex-prefeito de Chã Grande Diogo Alexandre, dos vereadores de Chã e de Recife, Jorge Luiz e Edmar de Oliveira, respectivamente. Estiveram também presentes o presidente estadual do PTdoB Belarmino da Silva, Carlos Alberto, Wilson da Prestação e Arquiles Fernandes, presidentes dos diretórios do PV, PTdoB e este último do PHS de Vitória.
“Mesmo afastado da vida pública, não poderia deixar de dar a nossa contribuição aos avanços para o Município. Se houver oportunidade, sei que minha filha fará um belo trabalho”, referendou Biuzinho do Chuchu. Ele acredita também na postulação de Zé Catinga na disputa para a Prefeitura de Vitória afirmando que atendia a um chamado de um amigo especial. “Zé quer retribuir o que Vitória lhe deu. É bonita sua história de vida. Creio que como bom filho de Vitória e futuro prefeito irá honrar esta trajetória”, salientou o ex-vereador.
Diogo Alexandre e Jorge Luiz declararam seu apoio a Biuzinho e Zé Catinga. Ambos avaliaram que se houverem bons gestores na Prefeitura de Vitória, isso reflete positivamente na cidade de Chã Grande. “Vitória como importante cidade polo se não houver uma boa gestão pública, sobretudo nas áreas de Saúde e Educação, reflete negativamente nas políticas públicas de Chã. Por isso nos preocupamos com a política de Vitória”, disse o vereador Jorge Luiz. Por sua vez, Belarmino elogiou a decisão de Biuzinho de ingressar no seu partido. Segundo ele, o PTdoB apesar de pequeno, demonstrou força e inteligência nas costuras políticas e eleitorais quando elegeu no último pleito, dois deputados estaduais.
No final do evento, o empresário Zé Catinga agradeceu a confiança de Biuzinho do Chuchu e recebeu um depoimento afetuoso da pré-candidata Nathália. Sem espaço no PMDB de Vitória, Zé Catinga saiu da sigla e aposta agora no PV e nos demais partidos para fortalecer um palanque em 2016. Na última eleição, Zé Catinga apoiou o deputado Federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o deputado estadual Joaquim Lira, filho do atual Prefeito de Vitória Elias Lira (PSD). “Dentre os 184 municípios pernambucanos, Vitória é a 9ª cidade mais importante. Só lamento que ainda viva com sérios problemas sociais. Não estou satisfeito com isso e quero mudar! Aqui, no nosso grupo, só tem gente do bem”, enfatizou o empresário.