Ceclin
jul 03, 2012 1 Comentário


Provas teóricas do Detran-PE agora são agendadas com hora marcada

A medida, que vai beneficiar 130 mil usuários ao ano, tem como intuito reduzir as longas filas para a realização dos exames

Do JC Online

Os interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contam agora com um novo sistema de agendamento dos testes teóricos. O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) aboliu o esquema de atendimento por ordem de chegada e realiza os testes com horários marcados.

A medida, que vai beneficiar 130 mil usuários ao ano, tem como intuito reduzir as longas filas para a realização dos exames. Diariamente, a demanda chega a 400 candidatos para apenas 39 computadores. Na nova modalidade, o candidato tem a opção de escolher entre 12 horários, que pode ser agendado pela internet, nos próprios Centros de Formação de Condutores (CFC).

Dessa forma, não é mais necessário chegar cedo para enfrentar fila. Basta chegar com 15 minutos de antecedência para validar os documentos e aguardar o início do teste. A tolerância para atrasos é de cinco minutos. Quem faltar ou reprovar a prova, deverá pagar a taxa de R$ 21,50 para remarcá-la.

A modalidade será estendida às 23 Ciretrans localizadas no interior do Estado, que oferecem os exames. O Detran-PE também estuda realizar o mesmo recurso nas provas práticas de habilitação.