Ceclin
dez 10, 2020 0 Comentário


Proposta do Prouni Pernambuco avança na Alepe

O Programa Pernambuco na Universidade, Prouni PE, foi aprovado por unanimidade pelos deputados da Comissão de Cidadania da Alepe, na última quarta (09/12). A proposta prevê a concessão de auxílio no valor de 500 Reais mensais para estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O objetivo é melhorar a oferta de profissionais de nível superior em áreas pouco procuradas, como explica o relator da matéria, deputado Isaltino Nascimento, do PSB. “Esse projeto vai conceder uma bolsa de 500 Reais, estimulando várias áreas importantes,  ciência e tecnologia, matemática, física, áreas que têm pouca demanda de profissionais que queiram se qualificar, especialmente para a graduação, pós-graduação, ajudando nas escolas técnicas e universidade do Estado” .

O grupo prioritário terá direito a 70% das bolsas que vierem a ser ofertadas. Ele é formado por alunos das engenharias, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, matemática, física, química, oceanografia, biologia e afins.  A seleção será pela nota do Enem, e a duração do benefício corresponde ao tempo regular para a conclusão do curso, desde que sejam cumpridas obrigações como 75% de presença e média acima de sete.

O Colegiado de Cidadania aprovou, ainda, a proposição que disciplina o Fundo Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, com recursos do orçamento, pagamento de multas, doações, empréstimos e transferências de outras fontes.