Promata lança projeto Caminhos da Produção em Glória do Goitá

A solenidade de lançamento aconteceu às 10 horas, em frente à Prefeitura de Glória do Goitá, primeiro município beneficiado na Mata Norte e que conta com 19 localidades rurais participantes. A iniciativa atende prioritariamente as famílias de beneficiários dosarranjos produtivos fomentados pelo Promata e seus parceiros.
Entre asações incluídas no projeto Caminhos da Produção, estão melhoramentos nas estradas vicinais, passagens molhadas, recuperação de açudes e pequenas barragens para irrigação, além da escavação de tanques para piscicultura. Ao todo, mais de 200 localidades serão atendidas.
Para mapear os pontos que serão trabalhados em cada município, equipes dos Núcleos de Articulação e Fomento (NAF), do IPA e PROMATA realizaram um levantamento, junto aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e Sustentável da região, identificando prioridades.
A ação conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)-PE, da Secretaria da Mulher e da Secretaria Especial de Juventude e emprego (por meio da Agência do Trabalho),tornando possível a capacitação de 120 trabalhadores rurais da Zona da Mata na operação de máquinas (patrulhas mecanizadas como as que serão utilizadas na ação).
Também participaram do curso 30 mulheres da região, agora habilitadas para manuseio de máquinas pesadas. Do total de trabalhadores treinados, 90 foram escolhidos para mais um curso de aperfeiçoamento, já nas áreas beneficiadas.
No final do processo,cerca de 30 pessoas serão contratadas para operação dos equipamentos.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR