• Ceclin
mai 12, 2008 1 Comentário


Projetos vão ajudar agricultores da zona da mata de Pernambuco

São três projetos que visam beneficiar direta e indiretamente mais de 1000 famílias de agricultores. Os projetos serão lançados hoje (12), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA – em Vitória de Santo Antão, a 61 quilometros do Recife. Serão trabalhos para serem desenvolvidos pelo Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Sustentável – NAF da Mata Centro; o Pólo de Agricultura Orgânica e o Programa Agroecológico Integrado e Sustentável – PAIS.
O objetivo dos três lançamentos é integrar os parceiros e estimular a prática das atividades referentes à agricultura familiar na região e no Estado. O papel do IPA no projeto é incentivar o comércio e verificar as necessidades dos agricultores locais em relação à formação, pesquisa e tecnologias agropecuárias.
Na prática, por exemplo, o projeto Com do Pólo de Agricultura Orgânica, estará em 10 municípios. Na agricultura orgânica, a meta é estimular a produção responsável de alface, couve e cebolinha, e de outros cultivos sem degradar a natureza com a utilização de agrotóxicos. É o que explica a supervisora do IPA de Vitória, Danuza Araújo. “Seguindo a nova exigência mundial de consumo os produtos devem está cada vez mais saudáveis”. (Portal Nordeste Rural).