Ceclin
out 29, 2016 0 Comentário


Projeto Raiz para fomentar ações culturais em Limoeiro será lançado neste domingo (30)

Projeto tem o intuito de formar uma rede de trabalho entre agremiações e instituições culturais

 

            Projeto Raiz - Cartaz JPGA expansão dos grandes eventos, a escassez de recursos para alavancar os pequenos produtores culturais e a necessidade de interação entre as agremiações culturais, foram pontos para a atriz e produtora cultural Cláudia Correia, juntamente com uma equipe, dar luz ao “Projeto Raiz”, onde as parcerias se destacam e os equipamentos e as agremiações culturais dialogam.

Limoeiro, dentro da região Agreste, é uma cidade que se destaca não só pela sua produção teatral, mas também pela sua diversidade cultural, em especial a cultura popular, com os Bois de Caboclinhos, Ursos, Artesanato, Capoeira, Música e tantas outras manifestações ligadas ao segmento. Com isso, o “Projeto Raiz” entra em cena, para promover, incentivar a produção e o intercâmbio entre as agremiações e grupos culturais de Limoeiro e cidades vizinhas. Pensado essencialmente para atuar nas bases, ou seja, na formação dos nossos brincantes e na formação cultural da nossa sociedade, o Projeto Raiz conta com a realização de oficinas de formação, palestras e apresentações, tudo com acesso gratuito ao público neste domingo (30/10), a partir das 16h, na Praça da Bandeira, no Centro.

            “Na prática, queremos realizar um projeto onde possamos multiplicar suas ações, queremos ser na verdade o combustível para o desenvolvimento deste segmento tão forte e presente. Queremos criar um ambiente de trabalho propício para a capacitação e formação dos seus agentes, além de proporcionarmos a geração de renda e facilitar o escoamento de suas produções. Por isso, fomos em busca de apoios e parceiros que pudessem fortalecer ainda mais nossa ideia, além de estabelecemos também intercâmbio com outras linguagens. Não só eu, como todos que estão envolvidos na execução do projeto, temos a certeza que a realização desta série de atividades irá produzir efeitos fantásticos, dentro do seu tempo. Enfim, o Projeto Raiz é a troca de experiencia, repassando conhecimentos ao tempo em que trás à população vivenciar as atividades e ações pensadas”, afirma Cláudia, produtora do projeto.

            Como Incentivo Cultural do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco, o Projeto Raiz será executado nos terreiros de agremiações e nas comunidades do Município, e suas ações procuram alcançar as cidades circunvizinhas.  Com a Coordenação Geral do ator e produtor Marcos Antônio Mendes, a Assistência de Coordenação de Luiz Pereira Neto e a Coordenação de Produção de Alexsandra Silva, o projeto conta com a participação do Boi Pavão de Limoeiro, o Boi Dourado de Limoeiro, Grupo Paz Capoeira e da Cia. de Eventos Lionarte.

            O Lançamento do Projeto Raiz acontece neste domingo (30), a partir das 16h, na Praça da Bandeira, Centro de Limoeiro.

com informações da Assessoria