Ceclin
mar 17, 2011 0 Comentário


Projeto que integra o Novo Plano Diretor de Suape é orçado em R$ 205 milhões

Folha de Pernambuco


Apesar de ainda não ter data definida, o Projeto Morador – que integra o Novo Plano Diretor de Suape – começa a ser licitado e posto em prática, conforme garantiu o diretor de Patrimônio de Suape, Inaldo Campelo, durante audiência pública realizada ontem, pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O projeto, orçado em R$ 205 milhões (podendo sofrer reajustes), contará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e contrapartidas do Governo do Estado e do Complexo Industrial Portuário de Suape.

De acordo com Campelo, o projeto prevê beneficiar 4,2 mil famílias com títulos de posse de alguns imóveis, além da construção de duas mil residências e melhoria em 600 moradias. “Iremos remanejar algumas famílias que ocupam áreas industriais de Suape e em áreas de preservação ambiental. Nossa prioridade será conceder os títulos de posse para tranquilizar os moradores que estão naquela região há 32 anos ou mais. Em seguida, veremos os prazos legais para as licitações, através das quais as empresas encarregadas pelas obras serão escolhidas, e as ordens de serviço”, explicou o diretor de Patrimônio.

Serão beneficiadas com o Projeto Morador as comunidades de Massangana, Gaibú, Cepovo, Vila Suape, Vila Nazaré, Nova Tatuoca e Vila Claudete. Antes de o projeto ser repensado, a ideia era de que a urbanização fosse feita em uma área de 270 hectares e, agora, depois da elaboração do novo plano diretor (válido entre 2010 e 2030), serão 480 hectares, segundo informou Campelo.

Durante a audiência pública, segundo a assessoria de Imprensa do deputado Betinho Gomes, presidente da Comissão, representantes das comunidades expuseram insatisfação com a forma como a diretoria do porto tem conduzido o processo. “Antes, ha­via reuniões com Suape. Hoje, esses encontros acabaram”, destacou Ezequiel dos Santos, liderança comunitária do Complexo de Suape.