Ceclin
ago 21, 2008 1 Comentário


Projeto leva estudantes a serem deputados por um dia em Brasília

Estudantes de todo o Brasil que cursam do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão inscrever-se até 14 de setembro para a 3ª edição da Câmara Mirim, projeto em que alunos de escolas públicas e particulares aprendem as funções dos parlamentares durante um dia.
Para participar, estudantes de até 14 anos deverão apresentar um projeto de lei no Portal Plenarinho (www.plenarinho.gov.br/camaramirim). As propostas também podem ser encaminhadas pelos Correios, para o endereço: Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional, Ed. Anexo I, 15º andar, sala 1504, Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, CEP 70160-900.
No total, o projeto inscreverá até 400 alunos para ter a experiência de simulação de uma sessão legislativa na Câmara dos Deputados, no dia 23 de outubro. Na ocasião, os “deputados mirins” deverão discutir no plenário três projetos de lei criados por eles.
Neste ano, o evento também vai receber, até sábado (23), inscrições de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e de Câmaras Municipais Mirins interessadas em levar seus estudantes. No total, serão sorteadas seis escolas (três públicas e três privadas) e cinco Câmaras Mirins.
Os projetos de lei poderão tratar das áreas de educação, cidadania, cultura, esporte, turismo, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, agricultura e meio ambiente.
Segundo a coordenadora do Plenarinho, Raquel Melo, o evento oferece uma oportunidade para a criança aprender sobre a cidadania, a atividade parlamentar e a importância do Poder Legislativo para a sociedade. (pe360graus).