• Ceclin
mar 28, 2019 0 Comentário


Projeto “Ciranda Materna: gestar, parir e cuidar” realiza encontros em Vitória de Santo Antão

O projeto tem ênfase no compartilhamento de informações sobre gestação, humanização do parto e aleitamento materno. Foto: Divulgação

O projeto tem ênfase no compartilhamento de informações sobre gestação, humanização do parto e aleitamento materno. Foto: Divulgação

O projeto conta com o apoio de docentes do curso de Enfermagem do CAV/UFPE, discentes da Residência Multiprofissional de Saúde e alunos de Enfermagem

O projeto “Ciranda Materna: gestar, parir e cuidar”, coordenado pela professora Viviane Rolim de Holanda, do Núcleo de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), realiza encontros com gestantes, puérperas e seus familiares, nos dias 1º, 15 e 29 de abril e 13 e 27 de maio, às 8h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Caic, em Vitória de Santo Antão. Os eventos trazem informações e cuidados da gestação ao pós-parto.

No dia 18 deste mês, foi realizada roda de conversa sobre “Tipos de parto” com a equipe do projeto, profissionais e comunidade assistida pela Unidade Caic. Na ocasião, foram esclarecidos, de forma dinâmica, os mitos sobre o parto. A conversa também abordou o plano de parto.

O projeto “Ciranda Materna: gestar, parir e cuidar” conta com o apoio de docentes do curso de Enfermagem do CAV/UFPE, discentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde e alunos dos cursos de Enfermagem e instituições privadas da região, além dos gerentes e profissionais de saúde da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Mulher do município de Vitória de Santo Antão.

Apresenta como objetivo geral desenvolver ações grupais voltadas à promoção da saúde da mulher com enfoque no enfrentamento da violência obstétrica, na humanização do parto e nascimento e no empoderamento da mulher para defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. É desenvolvido por meio de oficinas educativas e rodas de gestantes, realizadas na Unidade de Saúde da Família do Caic, tendo como público-alvo as mulheres (gestantes e puérperas) e seus familiares/acompanhantes.

O projeto tem ênfase no compartilhamento de informações sobre gestação, humanização do parto e aleitamento materno que ajudem na construção da maternagem ativa/consciente e enfrentamento da violência obstétrica.

Mais informações
Professora Viviane Rolim de Holanda
vivi_rolim@yahoo.com.br