Ceclin
out 05, 2009 4 Comentários


Proibição dos 10% em bares e restaurantes. Pega ou não pega?

Muita gente ainda não sabe mais existe uma lei, a 13.856/09 sancionada no último mês de setembro, que regula e proíbe a cobrança do famoso 10% em bares e restaurantes. Mas muitos comerciantes maliciosos ainda insistem na cobrança. Na última semana, fui a uma Pizzaria da Cidade que ao pedir a conta, me deparei que veio descrito o famoso 10%. Apesar de ter pagado, brinquei com o garçom o informando que a cobrança era ilegal, ele apenas sorriu se fazendo de desentendido.

Pelo jeito esta tática funciona. E vai terminar que esta vai ser mais uma daquelas famosas leis que não pegam no Brasil. Alguns donos de restaurantes “espertos” estão colocando o valor dos 10% escritos de caneta informando que pagamento é opcional.


Uma forma “brasileira” de constranger o cliente a não recusar a pagar a bonificação. De outra forma, mesmo se vir na nota de pagamento, com certeza, apenas alguns questionarão e se recusarão a pagar o valor a mais, a não ser que o serviço tenha sido realmente muito ruim.

Na verdade o que muitos não sabem é que a lei além de proibir, pune o restaurante ou bar com multa caso insista na cobrança dos 10%. O consumidor que se sentir coagido pode inclusive acionar a polícia ou mesmo o PROCON.

por Helder Sóstenes,
do Correio do Interior e Colunista do Blog.



CHEGOU A HORA DE ANUNCIAR SUA MARCA CONOSCO.
COMBINE: 81.8827.5780.