Ceclin
out 18, 2010 0 Comentário


Programa Sopa Amiga – Ajuda para carentes em Pernambuco

Portal Sobre Isso
Jerimum, batatinha, arroz, tomate, repolho, macarrão e carne se transformam em suprimento alimentar para milhares de crianças, adultos e idosos em várias cidades de Pernambuco através do Programa Sopa Amiga, uma parceria entre o Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco – CEASA/PE e o Governo do Estado de Pernambuco, desenvolvida há mais de dez anos.
Como forma de aproveitar o excedente de produtos não comercializados e que apresentam boas condições para o consumo humano, é produzida a sopa concentrada. Mensalmente são distribuídos cerca de 10 mil pratos de sopa a entidades beneficentes, associações e escolas comunitárias, além de entidades assistenciais localizadas no Recife e nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Cabo de Santo Agostinho.
A assistente social, Keila Ferreira, que faz o acompanhamento do programa nas comunidades, afirma que apesar do Sopa Amiga atender dezenas de entidades, é impossível atender toda a demanda. “Cada dia recebemos mais pedidos de novas entidades – principalmente prefeituras – para contemplar outros municípios, o que estamos fazendo na medida do possível”, assegura.
Para o diretor de Programas Especiais da Ceasa, Gustavo Melo, o Sopa Amiga é hoje um projeto indispensável na vida de muitas pessoas. “O programa tem uma inquestionável importância social, com resultados altamente significativos, na medida em que contribui para o desenvolvimento nutricional de um grande número de crianças carentes”, conclui.
Por: Alexandre de Souza Acioli