Ceclin
out 30, 2018 0 Comentário


Programa Moreno em Ordem reúne Comissões para monitorar a Segurança Cidadã Integrada

 trabalho de interatividade social é um dos pontos fortes do Programa Moreno em Ordem. Foto: Divulgação

Trabalho de interatividade social é um dos pontos fortes do Programa Moreno em Ordem. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Moreno realizou na noite da ultima segunda-feira (29.10) o Encontro Mensal com as Comissões de Ordem Pública e Segurança Cidadã Integrada. O evento foi realizado no Sesi e contou com a participação de representantes da gestão municipal, Polícias Civil e Militar, lideranças de cerca de 25 comunidades e do consultor em Ordem Pública e Segurança Cidadã, professor Júlio Cezar Costa.

Representando a Polícia Civil, o delegado de Homicídios, Fábio Lacerda, destacou a importância da participação social na prevenção e elucidação de crimes. Segundo ele, muitos homicídios são resolvidos com a prova testemunhal e a participação da sociedade é fundamental. “Através da denúncia, que pode ser de forma anônima, fica mais fácil e rápido identificar o autor do crime. A participação da comunidade é importante também na prevenção dos crimes”, explicou o delegado.

A participação da sociedade nas questões de Ordem Pública também foi enfatizada pelo comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar, Major José Carlos Leandro. O comandante disse que a Polícia procura interagir com a comunidade na perspectiva de levar a sensação de segurança para os moradores. “As comissões no município do Moreno são um exemplo para todo o Estado, porque incentivam a participação da comunidade”, disse o major.

Alan Freitas Brasil, presidente da Comissão de Ordem Pública do Centro, participa ativamente das ações do Programa Moreno em Ordem. Para ele, a comunidade tem uma importante contribuição no processo de construção de uma cultura de paz. “Nós estamos no convívio do dia a dia da comunidade e sabemos os problemas que estão acontecendo para buscar uma solução no combate à violência”, disse Alan.

O consultor Júlio Cezar Costa explicou que o trabalho de interatividade social é um dos pontos fortes do Programa Moreno em Ordem. “É uma construção que a gestão vem fazendo há cerca de 18 meses. Hoje estamos numa fase avançada de relação com a comunidade”, comemora o professor. “A integração das polícias juntamente com a prefeitura e a comunidade, através das comissões dá um resultante importante. Nós estamos construindo aos poucos, mas vamos avançar nesses resultados”, completou o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas.

O prefeito Vavá Rufino (PTB) parabenizou os presentes pelo trabalho realizado e os resultados alcançados. O gestor explicou que hoje a população está mais consciente do seu papel na luta por uma cultura de paz. “Aqui nós vemos os segmentos da Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, mostrando satisfação em estar junto conosco construindo vida e cidadania, algo que interfere de forma positiva na vida das pessoas”, disse Vavá.