Ceclin
ago 27, 2021 0 Comentário


Programa Feira Viva é implantado pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, juntamente com a secretaria de Assistência Social e a Agência Municipal de Trânsito, (AGTRAN), promoveu na sexta-feira (27.08), a primeira edição do Programa Feira Viva, em comemoração ao dia do feirante. As atividades iniciaram às 04h da manhã com aferição de pressão, orientações de boas práticas sanitárias, distribuição de máscaras, álcool e hipoclorito de sódio, teste rápido de antígenos para Covid-19, testes de HIV, hepatite e sífilis, aplicação das vacinas influenza e tríplice viral, atualização do cadastro único (CADÚNICO), como também agendamento para vacinação Covid-19.

Para a feirante, Maria de Souza, essa é uma ação inédita. “Achei super importante essa campanha, por que a gente que é feirante, antes era um pouco esquecido. Hoje essa ação chegando até o local, no nosso banco, na feira e nos levar para realizar algum desses serviços, é maravilhoso”, comemorou a comerciante que atua vendendo frutas e verduras na Rua André Vidal de Negreiros nas sextas e sábados.

“O Feira Viva é um programa inovador na política de saúde do trabalhador e trabalhadora do Município, pois tem o papel de levar os cuidados em saúde no próprio ambiente de trabalho, além de articular assistência aos feirantes por parte de outras secretarias da cidade. Queremos valorizar cada vez mais o trabalho de nossos feirantes e garantir que possam desempenhar suas atividades com saúde e segurança”, disse Ewerton Thiago, Coordenador da Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador.

O programa visa também à oferta de ações de promoção, com orientações de cuidado à saúde e de serviços para os feirantes, como explica a Secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas. “Estamos atentos e trabalhando para valorização, assistência e segurança dos nossos feirantes. O Programa Feira Viva chega em um momento super importante, para fortalecer a saúde de todos os trabalhadores e conscientizá-los. Saliento que o programa será realizado continuamente” destaca Bruna.

Os colaboradores do projeto circularam pela feira e conversaram com os comerciantes. Quem quisesse participar pega uma ficha e se dirigia para o posto itinerante de atendimento montado na praça Duque de Caxias ou no NASM (antigo prédio do SAMU). Somente neste dia foram realizados mais de 500 atendimentos nas mais diversas áreas.

O prefeito Paulo Roberto (MDB) esteve bem cedo acompanhando o primeiro dia de ação do programa Feira Viva e comemorou a adesão dos feirantes. “Nosso principal objetivo é cuidar da população. Nossa equipe está trabalhando incansavelmente para que possamos voltar à normalidade, com segurança, saúde, educação e em todos os setores. O programa chega para dar continuidade ao nosso trabalho de cuidar da saúde de todos os vitorienses e fortalecer mais ainda com mais serviços voltados a nossa cidade,” disse o gestor.