• Ceclin
nov 21, 2019 0 Comentário


Profissionais analisam experiências exitosas da Educação Infantil em Moreno

Profissionais analisam experiências exitosas da Educação Infantil em Moreno

Professoras da Rede Municipal de Ensino apresentaram suas metodologias ativas que potencializam o aprendizado em sala de aula. FOTO: Ohana Chagas/Divulgação

A Prefeitura do Moreno, através Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira (21.11), o 1º Seminário de Experiências Exitosas da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Com o tema “Acesso, permanência e sucesso escolar, um desafio de todos”. O encontro aconteceu na sede da igreja ADVEC, em Moreno (RMR).

A abertura contou com a apresentação da palestra “Alfabetização e letramento: o uso dos desenhos como instrumento facilitador em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada pela professora da rede municipal de ensino, Katia Costa. Segundo Katia, a troca de experiência é muito importante. “É importante principalmente para o aprendizado dos alunos, para que eles tenham um pensamento crítico, onde eles possam enxergar desde cedo que o aprendizado vai somar e muito durante a vida deles”, disse a palestrante.

O prefeito Vavá Rufino (PTB), que participou da cerimônia, parabenizou toda a comunidade escolar do município e reafirmou que as estratégias fazem parte de um grande projeto de evolução para a Educação no município. “O seminário traz as boas experiências quer seja na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, estimulando os profissionais da educação a compartilhar suas experiências exitosas com os colegas da rede municipal de ensino, várias palestras foram formuladas de uma forma sustentável, com o envolvimento dos estudantes e dos educadores, essa é uma experiência que vai ter como consequência uma participação cada vez maior da comunidade escolar na estruturação de melhorias para o ensino-aprendizagem no Município”, disse o prefeito.

Na sequência, as professoras da Rede Municipal de Ensino apresentaram suas metodologias ativas que potencializam o aprendizado em sala de aula. A sistematização das práticas exitosas, desenvolvidas em sala de aula, nas unidades de ensino, partiu de uma iniciativa da Secretaria de Educação, com o envolvimento de toda a comunidade escolar municipal. “Promover um momento como esse é oportunizar uma reflexão sobre a prática, os professores acolheram esse convite, se inscreveram e hoje estamos realizando esse grande encontro, onde eles, ao refletirem sobre suas práticas em sala de aula, sistematizaram e hoje estão fazendo a apresentação com os companheiros de profissão, é o protagonismo do professor tanto na sala de aula, quanto em um momento de formação, como é o seminário”, destacou, a secretária de Educação, Ana Selma.

Ascom Moreno