Ceclin
abr 19, 2021 0 Comentário


Professores mantêm greve de aulas presenciais na rede pública de Pernambuco

Nós, Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, tomamos uma decisão acertada! Decretamos uma Greve em favor da vida de toda a comunidade escolar; estudantes, professores/as, administrativos e analistas, além de todas as famílias envolvidas com nossa decisão!

Estudo realizado por diversas universidades públicas brasileiras (USP, UFABC, Unifesp, UFSCar e IF-SP), concluiu que a incidência do coronavírus foi 192% maior entre professores/as que estão em sala de aula. Portanto, como é possível que, sem vacina e sem condições adequadas de distanciamento, imaginar que pode haver segurança nas atividades presenciais?

Nesta segunda-feira (19.04), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) manteve a greve contra as atividades presenciais dos professores da rede pública de ensino em Pernambuco. De acordo com Valéria Silva, Presidenta do Sintepe, a greve foi deflagrada na última assembleia realizada pela categoria e, quanto às questões legais, estão sendo avaliadas pelo setor jurídico do sindicato e que a greve é apenas das atividades presenciais, ou seja, o ensino remoto continua funcionando normalmente. O sindicato reivindica vacinação contra a Covid-19 para que a categoria possa retomar as atividades presenciais com maior segurança.

O dia escolhido para a greve foi a data prevista para o início do cronograma de retomada gradual das escolas públicas estaduais, com o 3º ano do ensino médio, todo o ensino infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Valéria explica que apesar da greve ter sido adotada para as atividades presenciais, os professores continuam ministrando aulas remotas. “Nossa greve é apenas no trabalho presencial, ela é parcial, porque continuamos com o trabalho remoto, trabalhando de casa, como fizemos desde o início da pandemia. Os professores estão, inclusive, usando recursos próprios e investindo em internet, celulares e computadores para realizarem as aulas.”

O Governo do Estado joga com a morte!

Antes de se pensar em atividades presenciais, o Governo do Estado poderia abrir os dados sobre contaminação nas escolas estaduais; garantir a vacinação de todos/as os/as trabalhadores/as em educação e nos oferecer condições adequadas para realizarmos as atividades remotas necessárias e tão essenciais neste momento. Além disso, pagar nosso piso, desatualizado desde o ano passado!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Sintepe publicou em jornais de grande circulação o Edital de Convocação das Eleições para a Diretoria, Coordenadores dos Núcleos Regionais, Representantes Setoriais e Conselho Fiscal do Sindicato em junho de 2021. As inscrições de chapas podem ser feitas até o dia 14 de maio de 2021. As eleições ocorrerão entre os dias 16 e 17 de junho.

A documentação necessária para registro das chapas é um Requerimento com Nominata, Matrículas e Cargos; pleno gozo dos direitos e deveres estatutários; declaração de cada candidato/a e assinatura com firma reconhecida autorizando a sua inscrição na chapa requerente.

Assembleia Geral Extraordinária de Sócios e Sócias
Data: 22 de abril
Horário: às 14h
Pauta: Eleição da Comissão Eleitoral
Local: Plataforma Zoom