Ceclin
mar 05, 2020 0 Comentário


Professora promove exposição com fotos de 30 mulheres do IFPE Vitória

professora de Espanhol e fotógrafa Tatiana Carvalho

Exposição do projeto ‘Mulheres em Foto e Grafia’ acontece durante a semana da Mulher

Mulheres em Foto e Grafia, esse é o nome do projeto desenvolvido pela professora de Espanhol e fotógrafa Tatiana Carvalho junto com servidoras do Campus IFPE Vitória de Santo Antão ao longo das últimas semanas, e que realizará uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres, no dia 11 de março. O ensaio buscar mostrar a beleza, a força e os desafios de cada uma das 30 mulheres fotografadas pela professora, e traz mensagens manuscritas das participantes.

Tatiana Carvalho contou que a ideia de fazer o projeto com as mulheres do IFPE Campus era antiga, e que após um processo de reencontro com a fotografia decidiu que era hora de realizá-la. O primeiro passo foi convidar as servidoras: dez professoras, dez administrativas e dez terceirizadas e estagiárias. Foram as próprias participantes que decidiram como e onde seriam fotografadas. O principal, conta Tatiana, foram os momentos de reflexão e autoconhecimento proporcionados pelo projeto.

“É mais que uma homenagem, é espaço e voz. Foi muito bom ver elas se permitirem, falarem de si, de seu potencial, de seu trabalho. Foram momentos de muita conversa, de reflexão e autoconhecimento”, explicou Tatiana, que completou: “Vi pessoas muito fortes, seguras, que no início ficaram um pouco tímidas, mas se reconheceram e falaram com orgulho de si”.

A exposição será composta por 29 retratos, uma de cada participante, e um autorretrato feito por Tatiana. Cada uma receberá 12 fotografias em arquivo digital, mas aquelas que não têm tanta afinidade com esse formato receberão as imagens impressas. A professora contou que o ensaio também é um resgate de memórias vividas dentro do IFPE e fora dele.

Exposição – Mulheres em Foto e Grafia
Data: 11/03/2020
Local: Hall do prédio central – IFPE Campus Vitória.