Ceclin
abr 04, 2013 1 Comentário


Processo Eletrônico é implantado na Vara do Trabalho em Vitória

(Fotos: José Sebastian / AVV Imagem)

Foi implantado na tarde dessa quarta-feira (03), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, o Processo Judicial Eletrônico da Justiça Trabalhista. A solenidade aconteceu no Fórum Adalberto Guerra, localizado às margens da BR 232, e contou com a presença da juíza Ana Catarina Cisneiros Barbosa de Araújo, o Desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, e o advogado Cleodon Tenório Maciel.

Além deles, estiveram também presentes os desembargadores Valdir Carvalho, Ruy Salathiel e Clara Saboya, o juiz substituto zoneado na vara, Lucas de Araújo Cavalcanti, o Juiz auxiliar da Corregedoria, Saulo Bosco, o presidente da Amatra 6, Juiz André Luiz Machado, o advogado Washington Luiz Macêdo de Amorim, presidente da Subseção da OAB de Vitória, o procurador chefe da PRT6, Fábio André de Farias, além de outros servidores.

O sistema processual eletrônico reduz o tempo das decisões da Justiça Trabalhista, impondo o abandono de tradicionais carimbos, assinaturas convencionais e impressão de grandes volumes de papel, antes necessários à formação e instrução dos processos físicos.

O novo sistema permite ao advogado dar entrada no processo remotamente, por meio da internet, tomando ciência da data da audiência no ato. Assim, o PJe-JT dispensa a ida às unidades judiciais e as diligências a serem realizadas no horário de funcionamento, possibilitando ao jurisdicionado amplo e ilimitado acesso ao processo, o que facilita, por exemplo, a verificação do trâmite de acordo com os prazos legais.

No ano passado, a Vara de Vitória recebeu quase 1.800 processos dos quais resolveu 1.650. Com a medida, todas as novas ações do município, irão tramitar apenas eletronicamente, promovendo uma resolução mais célere das lides. Com a implantação em Vitória, o Regional atinge o número de 22 unidades funcionando com o novo modelo processual.

Confira imagens…