Ceclin
abr 02, 2014 0 Comentário


Primeira etapa da Adutora do Siriji beneficia cinco cidades da Mata Norte

A oferta de água para cinco municípios da Mata Norte pernambucana foi oficialmente ampliada nesta quarta-feira (02/04), com a inauguração da primeira etapa da Adutora do Siriji. Com investimentos de R$ 48 milhões, o sistema amplia a vazão da água na região para 150 litros por segundo, beneficiando cerca de 70 mil pessoas das cidades de Aliança, Condado, Itaquitinga, Buenos Aires e Vicência. O empreendimento foi inaugurado pelo governador Eduardo Campos, no distrito de Murupé, na cidade de Vicência.

Nesta primeira etapa, foram implantados 74 quilômetros de tubulação de um total de 114 quilômetros que compõem a Adutora do Siriji. Já está em operação uma estação de bombeamento de água potável e uma para água bruta (que ainda não foi tratada), além do primeiro módulo da estação de tratamento de água com capacidade de vazão de 300 litros por segundo. A primeira etapa do sistema também conta com um reservatório com capacidade para armazenar 900 mil litros de água.

Na presença dos moradores do distrito de Murupé, o governador Eduardo Campos destacou a qualidade da água que já chega nas torneiras das casas da população, destacando que a reestruturação do abastecimento de água em Pernambuco é resultado da ausculta feita à população durante o Programa Todos por Pernambuco.

No total, a Adutora do Siriji recebeu R$ 72 milhões em investimentos, recursos da Compesa, Governo do Estado e Ministério da Integração Nacional. Quando estiver completamente concluído, em setembro deste ano, o sistema vai acabar com o rodízio de abastecimento ao garantir uma vazão de 300 litros de água por segundo, beneficiando cerca de 125 mil pessoas de oito municípios. Além dos já contemplados na primeira etapa, serão beneficiados São Vicente Férrer, Machados e Macaparana.

com informações da Assessoria.