Previsão de reajuste zero para os servidores do Executivo Federal em 2019
Na mesma semana que o governo aprovou o reajuste de 16,38% para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente ilegítimo enviou ao Congresso Nacional a Lei Orçamentária Anual, a qual não consta reajuste salarial para os servidores do Executivo em 2019, embora o Projeto de Diretrizes Orçamentárias, aprovado em julho, abrisse essa possibilidade.
Agora, a luta será por emendas parlamentares, na Comissão Mista do Orçamento, que garantam recomposição salarial para a categoria. Dia 02 de outubro, a Condsef/Fenadsef realiza uma reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades para traçar estratégias de luta para conseguir essas emendas e garantir, assim, o reajuste aos servidores da base.
O resultado das eleições de outubro será crucial para definir o reajuste do ano que vem, assim como o rumo do serviço público de um modo geral. “Se a composição do Congresso for parecida com a atual, estamos em maus lençóis”, adverte o secretário geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, salientando a grande quantidade de empresários, ruralistas e demais candidatos conservadores que disputam para deputado federal e para senador. “Não adianta eleger um presidente da República que tenha compromisso com o serviço público e com os servidores e reeleger um Congresso composto por políticos de direita”, ressalta o sindicalista.
Sindsep retoma plantões jurídicos
A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindsep-PE retoma esta semana os Plantões Jurídicos nos órgãos da base. O primeiro será nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 9h, na Associação dos Servidores da Fundação Joaquim Nabuco, na unidade da Fundaj localizada em Apipucos. A atividade terá um caráter informativo e todos os servidores do órgão estão convocados para participar.
Nos Plantões Jurídicos serão discutidos os principais processos que envolvem os filiados do sindicato, além de tirar dúvidas sobre ações específicas e questões de aposentadoria. Para falar sobre os respectivos assuntos, estarão presentes diretores do Sindsep-PE, advogados do sindicato e os escritórios de advocacia que prestam serviço à entidade.
Além do plantão na Fundaj já estão agendados outros dois plantões. Na quarta-feira da semana que vem, dia 19 de setembro, às 9h, no IBAMA, em Casa Forte, e, dia 1º de outubro, também às 9h, na sede da Funasa, na avenida Rosa e Silva.
“Ainda esta semana devemos agendar novos plantões, inclusive no interior”, adianta o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindsep-PE, Geraldo Martiliano. Quando as datas foram fechadas, elas serão amplamente divulgadas no site do sindicato.
Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco – SINDSEP-PE