
JOSÉ ACCIOLY
Soldados do Grupo de Ações Táticas Itinerante (Gati) do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam, ontem, cinco dos dez suspeitos de assaltar duas agências bancárias em Olinda e no Recife neste ano. Na avenida Mariana Amália, no centro de Vitória de Santo Antão, foram pegos Daniel de Lima Romão, 33, o Danda; Anderson Rodrigues Correia, 30; Douglas Romão, 31, o Simon; Paulo César Romão, 36; e Ednalda Santos, 32. Eles estavam desarmados e foram levados para a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, em Tejipió, Recife. Os outros cinco integrantes continuam sendo investigados pela Polícia Civil.
O grupo vinha sendo procurado há quase três meses. Danda, Anderson e Simon estavam em uma Ford Ranger prata, de placa MMD-1600, analisando a movimentação de uma agência bancária, quando foram detidos. Paulo César e Ednalda estavam em uma moto a cerca de 100 metros do veículo. Eles são acusados de roubar R$ 160 mil da agência do Banco do Brasil, em Casa Caiada, Olinda, além de R$ 7 mil do Itaú, em Casa Forte, no Recife.
Segundo o capitão Elizeu Alves, do Gati, os acusados foram pegos após a polícia divulgar a placa do veículo que o grupo estaria utilizando. “A Civil indicou de que o carro estaria circulando na cidade. Durante as diligências, visualizamos a movimentação estranha do veículo, abordamos e prendemos os três.
Percebendo nossa movimentação, Paulo César e Ednalda, que estavam na moto, foram até a Ford e acabaram presos”, relatou.
Informações extraoficiais apontam que o grupo planejava assaltar uma agência do Banco do Brasil na mesma avenida em que foram detidos. O grupo usaria armamento de grosso calibre para praticar o próximo assalto e eles estariam “hospedados” na casa de um jogador de futebol, que teve o nome preservado para não atrapalhar as investigações.
De acordo com o comissário Sérgio Luiz Bezerra, Simon comanda o grupo e estava foragido da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ) há cinco anos, onde cumpria pena por assalto. Anderson era outro fugitivo da PAISJ, que não voltou após o indulto de Natal.
A polícia acredita que os outros cinco integrantes da quadrilha também estavam no município da Mata Sul do Estado. “Estávamos de ‘campana’ desde as 8h de hoje (ontem) e repassamos as informações para a PM, que culminou na prisão. Nossos agentes continuarão investigando na área”, explicou o comissário. Os suspeitos detidos serão apresentados hoje em local a ser definido pela Polícia Civil.
(Folha de Pernambuco).