• Ceclin
dez 30, 2009 0 Comentário


Prefeituras têm até amanhã para atualizar cadastro

Publicado em 30.12.2009

BRASÍLIA – Os gestores municipais do programa Bolsa Família têm até amanhã para atualizar o cadastro. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, 585 mil famílias apresentaram dados diferentes sobre rendimento ou participação no mercado de trabalho formal no cruzamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007, do Ministério do Trabalho, com o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Se os dados não forem atualizados até o prazo estabelecido, serão cancelados em definitivo a partir de janeiro de 2010.

O cruzamento das informações é um dos mecanismos adotados pelo ministério para melhorar a focalização do programa. Como o vínculo empregatício da população pobre é muito variável, os resultados encontrados são checados pelos gestores municipais para evitar cancelamento indevido de benefícios.

Para corrigir as inconsistências de informações, basta que os gestores municipais façam a atualização cadastral ou, se necessário, procedam uma visita domiciliar para checar a situação econômica da família.

Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento Social bloqueou quase 1 milhão de benefícios do Bolsa Família por falta de atualização cadastral. Os beneficiários do programa deveriam ter atualizados seus dados até 31 de outubro.

Para manter o recebimento do Bolsa Família é necessário que a família comprove renda mensal per capita de até R$ 140, mantenha os filhos na escola, tenha a agenda de saúde em dia, além de renovar o cadastro de dados. O Bolsa Família atende 12,3 milhões de famílias.

(Jornal do Commercio).

LEIA MAIS: Bolsa Família maior em 2009 e também em 2010