Ceclin
jun 17, 2020 0 Comentário


Prefeituras de Gravatá e Vitória devem divulgar Dycovid para monitorar propagação da Covid-19, diz MPPE

Para garantir o isolamento social e o consequente decréscimo no índice de contaminação pelo novo Coronavírus nas cidades de Vitória de Santo Antão e Gravatá, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que os prefeitos José Aglailson Querálvares Júnior (PSB) e Joaquim Neto (PSDB), e a secretária de Saúde de Vitória, Jailce Carla da Silva, estimulem o uso do Dycovid – Dynamic Contact Tracing, a aplicação do MPPE que calcula e alerta risco de contaminação pela Covid-19 para o cidadão, de forma gratuita e anônima.

Para isso, o MPPE recomendou que a aplicação seja divulgada por meio dos mais diversos meios de comunicação (TV, rádio, perfis nas redes sociais), informando à população sobre a relevância do uso da ferramenta, de grande importância para o monitoramento de dados do novo Coronavírus em todo o Estado. 

No texto da recomendação, a 2ª Promotora de Justiça Cível de Vitória de Santo Antão, Lucile Girão Alcantara, ressaltou que os profissionais de saúde do Município deverão ser orientados acerca da necessidade de coleta de número do celular de pacientes, através do preenchimento do Formulário de Notificação Compulsória da Covid-19.

Os dados disponibilizados pelo Dycovid poderão ainda basear a realização de testes contra o Sars-Cov-2 (agente causador da Covid-19) em toda a população do Município. Assim, de acordo com as informações disponibilizadas na aplicação, a gestão municipal de Vitória de Santo Antão, por meio das unidades públicas de saúde, poderá promover os procedimentos de testagem. 

Por fim, o MPPE recomendou que o Painel de Isolamento Social, que mensura a adesão ao isolamento em todo o Estado de Pernambuco, seja utilizado para o acompanhamento do nível de isolamento da população.

Baixe o APP – O Dycovid foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19 – iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que apoia o desenvolvimento de tecnologias para o combate à pandemia do novo Coronavírus. O aplicativo pode ser baixado na Google Play Store (para usuários com sistema Android) e APP Store (para usuários IOS).