• Ceclin
out 19, 2013 0 Comentário


Prefeituras da Mata Norte e Agreste Setentrional vão parar no dia 30

Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de outubro as Prefeituras da Mata Norte e Agreste Setentrional, vinculadas ao Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS), estarão fechando suas portas em uma mobilização conjunta em protesto contra a crise financeira que atingiu os cofres das prefeituras em todo o País. A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada na tarde da quinta-feira (17), na sede do Consórcio, em Carpina.

Os municípios estão sendo penalizados com os cortes bruscos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com a redução mensal dos valores repassados pela União aos prefeitos que estão sendo obrigados a reduzirem gastos com a folha salarial. Corte no quadro de funcionários e a redução de despesas públicas têm sido a medida emergencial encontrada pelos gestores para cumprirem o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No dia 30, os prefeitos estarão juntos em um ato reunindo gestores municipais, vereadores, deputados, lideranças comunitárias e a sociedade para juntos cobrarem das autoridades estadual e Federal medidas enérgicas e eficazes para ajudar os municípios a sairem desta crise. No ato será interditada a rodovia BR-408, principal via de acesso da Mata Norte e Agreste para a Região Metropolitana do Recife (RMR).

A aceitação dos prefeitos para a realização desta mobilização foi destacada pelo presidente do COMANAS, Belarmino Vasquez. “Todos estamos passando pela mesma situação. Nossas receitas estão diminuindo mensalmente, estamos sendo obrigados a demitir funcionários e tendo problemas para quitar débitos com nossos fornecedores. A situação está sendo vivenciada por todos os prefeitos e eles se mostram solidários a realização deste ato”, ressaltou Vasquez.

 com informações da Assessoria.