• Ceclin
ago 21, 2017 0 Comentário


Prefeitura de Pombos firma parceria de inclusão digital com a ATN e Microsoft

Pombos é a 1ª cidade do interior a aderir a inclusão e ampliação digital no Estado. Fotos: Divulgação

Pombos é a 1ª cidade do interior a aderir a inclusão e ampliação digital no Estado. Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira (18/8), o  Município de Pombos, no Agreste, sediou o lançamento do Projeto YouthSpark em parceria com a ATN e Microsoft, contando com o apoio do CRC Marista. A cidade é a primeira do interior pernambucano a aderir a este importante marco para a inclusão e ampliação digital no Estado.

Criado para gerar oportunidades a milhões de jovens em todo mundo, o projeto visa capacitar a juventude por meio de cursos  que vão  desde o curso básico  de informática até mesmo programação de jogos, sendo mais de 300 opções de cursos disponibilizados, todos via internet e com certificados emitidos pela própria Microsoft.

Pombos saiu na frente e já começou a mobilização. A expectativa é que mais de 200 jovens sejam cadastrados na cidade para o próximo bimestre. A Casa das Juventudes, local do evento, recebeu importantes atores sociais  da Região a exemplo de Barreiros (Litoral) e Moreno (RMR), além de lideranças  juvenis da região como os coordenadores  de Juventude das cidades de Feira Nova – Jaqueline Oliveira, Inaldo de Glória do Goitá, bem como o presidente da Câmara de Vereadores de Xexéu – Domingos Fonseca, e o presidente  da Câmara de Pombos Baibado da Fruta (PTC), pelo qual representou o prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB). Estiveram também presentes os representantes das Secretarias de Educação, da Assistência Social – Manaséis Bras, e professores.

Expositores representantes da ATN vieram  de Brasília especialmente para este momento. Talita Viana e Carmem juntamente com o coordenador de projetos do CRC Marista Circuito Jovem do Nordeste,  Domingos Sávio, mencionaram a importância da implantação desse projeto nas cidades. Em sua fala, a Gerente de Projetos ATN e Techsoup Brasil Talita Viana, destacou as atividades que vêm sendo desenvolvidas em Pombos, parabenizando as ações da Casa das Juventudes, que segundo ela, vem se tornando referência na região, o que foi fator primordial para escolha do Município como cidade pólo para implantar este Projeto no Estado.

Pombos Projeto YouthSpark, com ATN e Microsoft, CRC Marista

“A Casa das Juventudes conta atualmente com 240 alunos matriculados neste segundo semestre em cursos presenciais. Muito nos honra a presença de colaboradores e a vinda da ATN para nossa cidade. Estão chegando parceiros que vão somar forças para mudar a realidade de nossa cidade, enfrentando o cenário global aonde a juventude está carente de oportunidades, buscando a qualificação profissional de nossos jovens que vem sendo tratada como prioridade pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Assistência Social. Estão sendo feitos investimentos tanto na infraestrutura da Casa das Juventudes, que agora conta com amplo espaço, dinâmico e que permite que ocorra atividades simultaneamente. Quanto aos equipamentos físicos, esses investimentos foram pensados para suprir a grande carência nos dias de hoje quanto a qualificação profissional”, ressaltou Jairo Rubens, Diretor Municipal de Juventude.

Rubens anunciou ainda que em breve estará funcionando além dos cursos oferecidos, a Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE-PE. A iniciativa busca fortalecer os usuários do Micro Empreendedor Individual (MEI), promovendo também o empreendedorismo juvenil. “Este ano tivemos várias ações na Casa, desde mutirão de emissão de RG’s até a vinda de mais 340 cursos como estes que estamos implantando. Vale lembrar que não queremos parar por aqui, temos outras novidades que em breve estarão a disposição da população jovem de Pombos. Tudo isso é um compromisso e o esforço do Prefeito em desenvolver a política pública da juventude local”, atestou.