
Na estréia nesta quarta-feira do Guia Eleitoral dos candidatos a Prefeito da Vitória de Santo Antão em cadeia de Rádios, tivemos gestos pessoais dos candidatos e pouca produção política.
Iniciado pelo candidato a prefeito Gilvan Contador (PDT) ele procurou fazer um resumo do que pretende com a sua candidatura onde disse que “assumi a tarefa ímpar de ser o novo em Vitória”, frisou o contabilista. Expondo o seu único jingle.

Em segundo tivemos o candidato
Elias Lira (DEM) da Coligação Vitória bem administrada, pelo qual começou fazendo pesadas críticas pela não veiculação do Guia Eleitoral na TV Vitória (canal 58) e a TV Tabocas (canal 18). O locutor criticou o fato da TV Vitória ter fechado suas portas e segundo o Guia de Elias para “esconder o descaso do governo atual e medo de mostrar a verdade”, foi dito.
Tendo Aderval Barros, apresentador esportivo da Rede Estação, como locutor oficial, este apresentou o candidato Elias Lira que declarou: “Quem acompanhou o nosso governo sabe a forma séria que administrei. Acima de tudo eu respeitei o dinheiro do povo”, afirmou o democrata. Após o locutor fez um resumo da história pública do candidato destacando que Elias acreditou no comércio de Vitória abrindo sua empresa de estivas em 1974, o fato de ter sido eleito pela primeira vez a prefeito em 1980, além de falar das ações realizadas pelos seus dois governos na valorização do funcionalismo municipal, segundo o Guia, investimentos na educação, esportes e lazer, ações urbanas e na saúde. “Tudo isso numa época em que o dinheiro da prefeitura era 10 vezes menor do que se arrecada hoje”, afirmou o locutor. Como deputado por duas vezes o guia destacou que ele atuou na vinda da Adutora de Águas Claras, na Policlínica do Hosp. João Murilo e na estrada do Distrito de Pirituba. Falando ainda das comissões que ele faz parte como parlamentar na ALEPE e vice-líder dos democratas no Estado.
De novidade apenas a criação do bloco “Repórter 25” onde vai procurar denunciar as condições urbanas e pegar no calo do atual governo. Fazendo uma reportagem sobre as vítimas da Enchente na cidade em 2005, eles denunciaram que estas pessoas estão abandonadas depois que perderam suas casas. “Cadê o bolsa escola e as outras ajudas prometidas?”, perguntou um rapaz. “Eu não recebi minha casa”, dizia outra moradora da Comunidade do 13, favela próxima ao centro da cidade. Eles disseram no Guia que o Governo do Estado enviou o valor em verbas de R$ 3.627.239,00 e o Governo Lula mandou R$ 756.166,86 para socorrer as vítimas dessa Enchente.
Um fato curioso é que o Guia não apresentou o apoio do Deputado Henrique Queiroz (PR), que indicou o seu filho, Henrique Filho, como vice na chapa e segundo informações de pessoas ligadas ao grupo Henrique tem sido um diferencial na Campanha do democrata Elias Lira.
A Frente Popular da Vitória, do candidato a reeleição,
Demétrius Lisboa – DEDÉ (PSB), teve

como locução oficial chamando a população para a Vitória do Futuro e pedindo para defender a Agenda 40 da coligação. Após o prefeito se apresentou, afirmando que tem 49 anos, se consolidou como empresário e tem orgulho de ser filho de Vitória. Casado, pai de dois filhos, ele contou um pouco de sua vida pessoal frisando que se considera uma pessoa de sorte e “um agraciado por Deus”, pelo qual o locutor afirmou que Dedé é um exemplo de um homem de família.
“Quero fazer um governo ouvindo o povo. Tenho recebido muita gente no meu gabinete e sempre pergunto o que a comunidade está precisando, pois eu sou um funcionário do povo”, explicou Dedé. Que deixou a entender que fará um governo apenas escutando e não mencionou se fará isso através do Orçamento Participativo.
Mencionou que é considerado o vice-prefeito mais atuante da história da cidade e o fato de que está trabalhando muito depois que assumiu a prefeitura destacando que já calçou mais de 10 km. de rua. “Temos o compromisso de calçar todas as ruas da cidade e já começamos a fazer”, afirmou ele.
Pegando carona na tese do andor, o Guia de Dedé fez questão de frisar o apoio de José Aglaílson, do Presidente Lula e do Governador Eduardo Campos, o qual o locutor afirmou que estas lideranças políticas estão com Dedé. Em todo o programa o nome do médico Edvaldo Bione não foi citado. O ouvinte do Guia de Dedé deve ter percebido que o nome do candidato a vice não foi falado, dando a entender que foi um lapso ter esquecido Bione.
Contudo, considero que o jingle da campanha de Dedé é o mais bonito até agora dos que foram apresentados, onde num ritmo agradável diz assim:”Dedé é um homem do povo… Dedé é a força de Zé e de Lula”. Este jingle lembra o usado na campanha presidencial de Lula. Melodia muito bonita!
O Guia do empresário
Cristiano Pilako (PTB) da Coligação Vitória

de Cara Nova acabou encerrando o Guia desta quarta-feira (20). Inaugurando a “Rádio Pilako”, o locutor fez um balanço do histórico de vida pessoal do candidato a prefeito. Basicamente um resumo do conteúdo do jornal que Pilako lançou nestes dias na cidade. O programa teve pouca participação do candidato, quando falou Pilako afirmou: “O projeto que estamos oferecendo é um projeto coletivo, vou fazer uma gestão descentralizada e me sinto preparado e capaz para assumir o cargo de prefeito”, defendeu. O locutor destacou que Pilako tem uma vida social reconhecida pelo fato de fazer parte de uma família tradicional na cidade, das atividades sociais que este exerceu e atua nas diversas entidades civis do Município, pelo empenho em realizar eventos que engradecem o calendário sócio-cultural da cidade e dos apoios que conta a exemplo de Armando Monteiro e da boa relação política que tem com João Paulo (Recife), ministro José Múcio, fazendo questão em frisar que o seu grupo faz parte da base aliada de Lula e Eduardo. Na fala foi mencionado que Pilako “sempre honra os seus compromissos”. Do mais, “Não entrei na política por oportunismo, entrei na política por objetivo. Eu não faço promessa, eu assumo compromisso”, finalizou Pilako.
por Lissandro Nascimento.
Leia a matéria sobre a posição do autor neste Link: http://avozdavitoria.blogspot.com/2008/07/posio-dos-editores-deste-blog.html