Ceclin
out 01, 2008 5 Comentários


Prefeito recebe Plataforma e sanciona Lei do Conselho de Juventude

O atual Prefeito da cidade da Vitória de Santo Antão e candidato a reeleição Demétrius Lisboa (PSB), organizou um grande ato na Câmara Municipal de Vereadores – Casa Diogo de Braga nesta terça-feira (30/09), para receber a União da Juventude Socialista da Vitória (UJS) com a sua Plataforma da Juventude acerca das Eleições Municipais 2008.
E aproveitou a oportunidade para sancionar a Lei Municipal 3.307/2008 que institui em nosso Município o Conselho Municipal de Juventude (COMJUV). Lembrando que este Conselho terá caráter permanente, deliberativo e fiscalizador, buscando trazer alternativas (Políticas Públicas) direcionadas ao público jovem de nosso Município. Segundo o Prefeito Demétrius “esta iniciativa parte da necessidade existente em nosso Município em se investir mais na juventude, para que nossa cidade não venha a se distanciar do rumo do desenvolvimento, como também, de se adaptar ao novo modelo de Gestão que tem sido empreendido pelo Presidente Lula e o Governador Eduardo Campos, que instituíram as suas respectivas Secretarias de Juventude”, concluiu o prefeito.

Participaram deste evento cerca de cem jovens de diversas Escolas e segmentos sociais local, participando ativamente das discussões, onde o Prefeito se dispôs a responder todas as perguntas com relação a sua exposição acerca do seu Plano de Governo direcionado ao público jovem. Demétrius, conhecido por Dedé, também afirmou que “ainda esse ano criarei a Secretaria Municipal de Juventude, independente do resultado eleitoral, pois sou Prefeito da cidade até o fim do ano, e com o aval da população continuarei à frente do Executivo a partir de 1º de janeiro do próximo ano”, afirmou.
Ouviram-se as intervenções de Anderson Diego, expondo o conteúdo da Plataforma da Juventude e da Lei do Conselho de Juventude; do Vereador André de Bau (PMN), que apresentou a proposta da juventude de instituir o Conselho Municipal; de Jairo Medeiros (representando a Secretaria Estadual de Esportes); do candidato a Vice-Prefeito Edvaldo Bione; de Lissandro Nascimento (Presidente do PCdoB – Vitória); do candidato a Vereador Osmar Berto (PCdoB), que foi um dos autores da proposta de instituir o Conselho de Juventude vitoriense.

Balanço Geral

A União da Juventude Socialista da Vitória (UJS), entregou aos quatro candidatos a Prefeito da Vitória de Sto. Antão a Plataforma Política da Juventude acerca das Eleições Municipais 2008, que foi construída em conjunto com diversas lideranças estudantis e jovens de toda cidade, no sentido de contemplar os anseios e o que o jovem espera do próximo Prefeito da Vitória.

Ouvimos por parte de todos os candidatos a Prefeito, o compromisso com o documento produzido pelos jovens vitorienses, como também, de se instituir a Secretaria Municipal de Juventude e apoiar as iniciativas e decisões que o Conselho Municipal de Juventude venha a produzir.
Talvez, a UJS tenha sido uma das únicas Entidades de nossa cidade, que buscou o “debate político” e o fortalecimento da democracia nesta sucessão municipal, por isso reafirmamos: “somos jovens conseqüentes, e queremos gestores públicos comprometidos com o que a juventude pensa”.
Concluímos, agradecendo a todas as forças políticas de nosso Município que disputam o pleito, pela receptividade com nossa organização e pelo compromisso assumido publicamente para com os jovens vitorienses.


Por Anderson Diego,
Estudante de Marketing da FACOL, Tesoureiro Geral da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e atual Presidente da União da Juventude Socialista da Vitória (UJS).