Prefeito de Gravatá anula de vez concurso público
O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes (PSB), encerrou de vez a celeuma sobre a realização do concurso público durante a gestão do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB). Nesta quarta-feira (06.10) o gestor assinou o Decreto nº 080/2021 que anula o concurso público de provas e títulos.
O procurador-geral da cidade, Brasílio Guerra, explicou em nota como a gestão recebeu o concurso público e que seguiu orientações de órgãos de fiscalização.
Padre Joselito disse que seguiu a orientação do Ministério Público de Contas (MPC). O ex-padre alegou que com a anulação do concurso (na época) e posterior autorização, muitas pessoas teriam sido prejudicadas e incapacitadas de realizarem as provas.
Além disso, Joselito disse que o concurso tinha diversas irregularidades e pediu a compreensão de todos. Com esta decisão, todos os cargos que estavam sendo concorridos continuarão sendo ocupados por pessoas indicadas pela gestão municipal, ou através de SELEÇÃO SIMPLIFICADA. Não há mais previsão para realização de outro concurso.
“Esse ato, evidentemente, tem repercussão. Os candidatos pagaram, por exemplo, as taxas para se inscrever no concurso e a gestão está preocupada com isso, porém, é bom que se diga que parte considerável desse valor das taxas foi repassado para a empresa que realizou esse concurso. Em razão disso, o município de Gravatá está ajuizando ações de improbidade e de ressarcimento contra essa empresa e contra o ex-prefeito do município e a Secretaria que respondia, que ficou à frente desse concurso público. Portanto, não é só anular, mas agir no âmbito judicial, visando à declaração de improbidade de quem agiu contrariamente à lei e obter o ressarcimento dos valores pagos para, com isso, evidentemente, o município fazer o ressarcimento”, adiantou o prefeito.