Ceclin
Maio 21, 2010 2 Comentários


Prefeito cassado, Leandro Duarte voltará ao poder

Publicado em 21.05.2010

O prefeito cassado de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), Leandro Duarte (DEM), vai retornar ao cargo por determinação da ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela aceitou o pedido de liminar e, segundo o advogado Márcio Alves, reconheceu que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) errou ao ordenar que Leandro Duarte deixasse a função imediatamente.
A decisão foi concedida na última segunda-feira, mas só foi disponibilizada no site do TSE ontem. “Vou voltar (ao governo) com calma e serenidade. Não agredirei nem farei estardalhaços. Tudo será natural”, disse Leandro Duarte ao Blog de Jamildo.

Ele havia sido cassado por causa da denúncia de uso da máquina administrativa em favor da reeleição na campanha de 2008. O processo foi movido pelo adversário na eleição, Jetro Gomes (PSB), que comanda a prefeitura desde o final de abril, quando tomou posse.
O socialista listou as seguintes irregularidades: a promessa de realização de serviço que não foi cumprida, a distribuição de combustível e a utilização de um ônibus escolar da prefeitura para transportar eleitores, além do aumento do salário de uma funcionária municipal em troca de votos.

Agora, o responsável pela defesa do prefeito cassado, Márcio Alves, vai esperar o TRE-PE ser notificado e, posteriormente, enviar ofício ao juiz da primeira instância para que Leandro Duarte reassuma a função. Depois, o advogado pretende entrar com outro recurso no TSE para garantir que seu cliente continue no cargo até o processo ser transitado em julgado – quando não houver mais possibilidade de recursos. Para Márcio Alves, a liminar da ministra Cármem Lúcia é uma sinalização de que os demais pedidos serão aceitos.

A disputa eleitoral entre Leandro e Jetro foi bastante acirrada em 2008. O primeiro venceu por uma diferença de 63 votos – o equivalente a 0,2% dos válidos na disputa eleitoral de Santa Maria da Boa Vista.
(Jornal do Commercio).