Ceclin
Maio 07, 2010 1 Comentário


Prefeita libera Álvará em Pombos e vereadores cobram vacinas

A Câmara de Vereadores de Pombos realizou na quinta feira (06) sua Sessão Ordinária. Na ausência momentânea do 1º Secretário José Roberto dos Santos (Beto da Ambulância do PR), o Presidente da Mesa Diretora, Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteira do PCdoB), convidou a vereadora Maria das Graças Bezerra (Neide de Roque do PNM) para compor a Mesa e solicitou que a mesma fizesse a chamada nominal dos vereadores onde foi registrada a ausência dos vereadores Severino Genário Felix da Silva (Genário da Pedreira do PSB) e do vereador Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR).
Em seguida o Presidente da Câmara registrou a presença do vereador Beto da Ambulância, declarando aberta a Sessão que aprovou a ata da reunião anterior.

O vereador Marcos de Porteira solicitou que fossem apresentadas para os parlamentares e ao público presente, as matérias que fariam parte do grande expediente:

O 1º Secretário iniciou pelo Requerimento nº 41/2010 de autoria do vereador José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN), solicitando a Prefeitura de Pombos que avalie a questão das funcionárias públicas Ednalva e Maria das Graças que foram transferidas de cargos e se sentem prejudicadas por isso.
O requerimento nº 041/2010 de autoria do vereador Beto da Ambulância solicita a gestão pública que estude a possibilidade de homenagear o ex Governador Miguel Arraes de Alencar colocando o seu nome na próxima grande obra a ser executada no Município de Pombos.

Na seqüência, foi lido o ofício 12/2010, enviado pela Associação Cultura Viva de Pombos solicitando à Casa a doação de equipamentos e mobiliários fora de uso para que possam ser utilizados pelos componentes da Associação a fim de fornecer um melhor atendimento às pessoas que são assistidas pela mesma.
Após a leitura do ofício e aprovação dos requerimentos, o Presidente da Câmara finalizou o grande expediente iniciando o tempo livre para que os parlamentares pudessem fazer uso da Tribuna.

Inicialmente o vereador Chalegre de Farias leu em plenário, trechos de uma publicação onde uma Conselheira do Tribunal de Contas aconselha o enquadramento de municípios que não gerenciam corretamente os recursos gerados pelos Fundos de Pensão, vendo no caso semelhança com o que está ocorrendo em Pombos. O vereador também informou que dos mais de 2000 mil municípios que optaram por Fundo de Pensão próprio, 330 já retornaram ao sistema previdenciário da União.
Aproveitou para denunciar a perda das vacinas que estavam estocadas no Posto de Saúde da Família São Gustavo, devido ao corte do fornecimento de energia elétrica feita pela Celpe no final de semana.
O vereador informou que uma boa parte dos moradores da localidade ficou sem serem vacinados principalmente os que iriam receber a vacina da gripe A H1N1.

Da Tribuna, o vereador Beto da Ambulância cumprimentou o público presente e os colegas da Casa, lamentando a perda das vacinas, em seguida se reportou ao vereador Chalegre dizendo que não tinha conhecimento do fato ocorrido com o Posto de Saúde, pois o parlamentar não acredita que o corte do fornecimento tenha sido efetuado por falta de pagamento das contas.
Finalizando, o parlamentar justificou o seu requerimento dizendo que acompanhou a carreira política de Miguel Arraes e queria ver o seu nome figurando em uma obra importante para a população pombense.

Em seguida, o vereador Manoel Marcos Alves Ferreira (Dr. Marcos do PTB) lamentou a perda das vacinas ressaltando que o prejuízo maior não é o valor financeiro e sim a saúde da população que fica em risco pelo fato de não ser imunizada.

O Vereador também agradeceu ao vereador Beto da Ambulância por ter intercedido junto à Prefeita Jane Povão (PR), a qual liberou o seu Alvará de Funcionamento e informou a todos que o Consultório Médico existente na Associação voltará a funcionar nos próximos quinze dias após a inspeção da Vigilância Sanitária e dos órgãos competentes.
Ao comentar sobre a exoneração do Secretario de Saúde de Pombos, Dr. Marcos desejou que o próximo fosse mais complacente e acate o seu receituário na Farmácia municipal e aceite os pacientes que porventura ele encaminhe para procurar a rede pública de saúde.

Finalizando, Dr. Marcos comunicou a todos que a partir da reabertura do Consultório da Associação, contará com mais um médico, trata-se do Dr. Edvaldo Bione que passará a atender a população em conjunto com ele.

Encerrado o Plenário, o Presidente da Câmara de Pombos convida a todos para a próxima Sessão marcada para o dia 13 de maio (quinta-feira próxima).

Por Orlando Leite.