• Ceclin
jun 25, 2018 0 Comentário


Pré-candidatura de João Santos a deputado estadual pelo PCdoB já foi lançada em 25 municípios de Pernambuco

Pré-candidatura de João Santos a deputado estadual pelo PCdoB

Os grandes encontros já realizados até agora em 25 municípios têm servido para aprofundar um documento que reúne importantes tópicos da construção do futuro mandato.

Por Lissandro Nascimento

O presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (FETRAF-PE) e pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, João Santos Silva, vem cumprindo intensa agenda desde o último mês de maio com produtores, agricultores, lideranças comunitárias e representantes dos SINTRAF’s das cidades em que reúnem bases de apoio na busca por uma vaga nas eleições 2018 à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

PCdoB em Catende/PE

PCdoB em Catende/PE

Um dos eventos mais recentes ocorreu na última sexta-feira (22/6), durante o Arraiá do Sintraf Catende (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), na Mata Sul do Estado, que contou com o apoio da nova direção do PCdoB na cidade, quando reuniu inúmeras lideranças deste segmento, profissionais da Educação, juventude e artistas locais, bem como a presença da Deputada Federal Luciana Santos (PCdoB), os quais foram recepcionados pelos coordenadores na cidade, Aline Gouveia e Fernando, bem como a presidente em exercício da FETRAF Eliede Silva.

Natural de Vitória de Santo Antão, João Santos vai disputar uma vaga à Alepe em chapa própria articulada pelo PCdoB. A pré-campanha de Santos conta com o apoio de mais de 100 sindicatos que atuam com a Agricultura Familiar em todo o Estado. “Vale ressaltar que a história de vida de João Santos se entrelaça com a luta do campo rural, continuando o legado deixado pelo seu pai, Manoel Santos. João é um homem temperado pela luta”, salientou Luciana Santos em seu discurso durante evento em Catende.

Os grandes encontros já realizados até agora em 25 municípios têm servido para aprofundar um documento que reúne importantes tópicos da construção do futuro mandato. A proposta foi elaborada durante a pré-campanha e serve como compromisso coletivo assumido por João Santos caso conquiste o mandato. A proposta já foi apreciada por um bom contingente de gente nas cidades de Angelim, Amaraji, Belmonte, Bonito, Cedro, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Catende, Carpina, Custódia, Garanhuns, Gravatá, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Macaparana, Mirandiba, Orobó, Palmares, Salgueiro, Santa Maria de Cambucá, São Bento do Una, Verdejante e Xexéu.

Ato político em Gravatá reforçou o apoio a João Santos no Agreste do Estado. Fotos: Divulgação.

Ato político em Gravatá reforçou o apoio a João Santos no Agreste do Estado. Fotos: Divulgação.

Enquanto isso os próximos eventos da pré-campanha de João Santos já estão agendados em Feira Nova, Iati, São José da Coroa Grande e Tamandaré. O lançamento oficial de sua candidatura deve ser realizado na primeira quinzena de agosto em Vitória de Santo Antão, sua terra natal. “Esses eventos de apoio têm reforçado uma candidatura que desde o princípio se fez e se faz de forma coletiva. Essa iniciativa política também é uma resposta ao grave aprofundamento da crise social que vem trazendo o governo ilegítimo do Temer com fome e alto desemprego. O povo vem demonstrando em nossa caminhada a vontade de superar e buscar novas alternativas nesse conturbado cenário político”, sintetizou João Santos.

Nas cidades em que cumpre agenda, João Santos assume compromisso com a agricultura familiar defendendo investimentos em políticas públicas de infraestrutura e programas sociais nas comunidades, bem como apoiar as grandes causas do povo trabalhador urbano, na medida em que estes dois pontos se relacionam ao seu programa de atuação no futuro mandato na Alepe.

João Santos e Eliede Silva Fetraf PEFETRAF-PE – A desincompatibilização da presidência da Fetraf Pernambuco ocorreu no último dia 31 de maio, no Município de Amaraji, na Mata Sul, quando João Santos passou o cargo para a vice-presidente da entidade, Eliede Silva, que vem exercendo a função após a licença de Santos, a fim de disputar uma vaga à Alepe. Eliede Silva é uma atuante liderança da área rural de Amaraji.

PERFIL - De Vitória de Santo Antão, João Santos Silva (ex-PT), 58 anos, casado, pai de quatro filhos, é um dos fundadores e presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) e coordenador licenciado da Política Sindical da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória. Seu pai foi o primeiro vereador comunista eleito na cidade no início da década de 1980.