• Ceclin
fev 20, 2018 0 Comentário


Pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila chega nesta quinta-feira ao Recife

pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila

#VamosAbraçarManuela

A pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, estará no Recife nas próximas quinta (22) e sexta-feira (23), onde cumprirá movimentada agenda pública e partidária. Manu, como é conhecida, nasceu no Rio Grande do Sul há 36 anos, é jornalista e integra a direção nacional do partido. Vive em Porto Alegre, onde exerce, desde 2014, o mandato de deputada estadual, sendo a mais votada para o cargo naquele ano. Seu primeiro mandato parlamentar foi conquistado aos 23 anos, em 2004, quando se elegeu vereadora de Porto Alegre, tornando-se a parlamentar mais jovem da história da cidade. Foi deputada federal em dois mandatos entre 2007 a 2015 e líder do partido na Câmara dos Deputados, em 2013. Foi autora da Lei do Estágio e relatora do Vale-Cultura e do Estatuto da Juventude. Foi indicada três vezes pelo Diap como uma das 100 “Cabeças” do Congresso e cinco vezes ao Prêmio Congresso em Foco, que premia os melhores parlamentares do Brasil.

Em novembro de 2017, foi lançada pelo PCdoB como pré-candidata à Presidência da República nas eleições deste ano. Teve seu nome aclamado durante o 14º Congresso Nacional do partido, realizado também em novembro do ano passado. Em seu primeiro discurso como pré-candidata, Manuela disse que é sua meta e do PCdoB contribuir para que o Brasil retome o crescimento econômico, preservando direitos sociais e individuais. “Queremos discutir um Projeto Nacional de Desenvolvimento, queremos que o Brasil se realize plenamente como nação soberana; queremos um regime democrático de verdade, na medida em que a desigualdade não vai mais levar o Brasil a uma situação de anomia social”, disse na ocasião.

Nesses três meses de pré-campanha, Manu aprofundou ainda mais suas convicções em relação ao que quer para que o Brasil retome sua condição de país soberano, democrático e socialmente justo.

“Nossa intenção é colaborar com a busca de soluções para a grave crise que o Brasil enfrenta. O governo Temer é uma tragédia para o País porque entrega as riquezas nacionais para os estrangeiros, destrói a economia interna, extermina os direitos dos trabalhadores, torna massacrante a vida das mulheres e da juventude, faz barganha política deslavada. Essa eleição é a possibilidade de discutirmos soluções para o futuro do Brasil. Teremos um programa para o Brasil se desenvolver como nação e deixar de ser subserviente aos interesses políticos e econômicos de superpotências estrangeiras”.

“Tenho um programa a ser apresentado à sociedade, com a expectativa de conseguir o voto de todos os brasileiros que queiram desenvolvimento com justiça social, taxa de investimento que permita o crescimento econômico, queda dos juros de forma séria e taxa de câmbio que torne nossos produtos competitivos”, defende.

Sobre a condenação do ex-presidente Lula, que pode afastá-lo da disputa eleitoral, Manu é clara: “Espero, sinceramente, que o ex-presidente Lula possa ser candidato, porque o julgamento político cabe aos eleitores. Se ele for excluído da disputa, será mais um duro golpe em nossa combalida democracia”.

Esta é a terceira vez que os comunistas lançam candidato à presidente (a). Antes, em 1930, lançou a candidatura de Minervino Oliveira, então vereador do Rio de Janeiro; e em 1945, apresentando Iedo Fiúza, então prefeito de Petrópolis (RJ).

Manuela atende convite da deputada Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB e pré-candidata ao Senado, que deve acompanhar toda a agenda.

Confira abaixo a agenda de Manuela D’Ávila no Recife. 

. Quinta | dia 22 |17:00h 

Recepção no aeroporto dos Guararapes.

. Sexta | dia 23 | 09h – 10:30h 

Debate no Porto Digital / Softex

“Desenvolvimento Nacional e estratégias de Inovação: Ideias para o Brasil”.

. Sexta | dia 23 | 13h 

Encontro com governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife Geraldo Júlio, no Palácio do Campo das Princesas.

. Sexta | dia 23 | 19h 

Plenária “Encontro com Manu” no auditório G2 da UNICAP.