• Ceclin
dez 10, 2009 4 Comentários


Praça da Matriz sofrerá intervenção‏

Na quinta-feira, 09 de Dezembro, no salão paroquial da Igreja da Matriz houve a mostra pública do projeto de intervenção da Praça da Matriz. Na ocasião, cerca de 200 moradores participaram e opinaram sobre a obra que segundo o Secretário de Obras, Albino Andrade, iniciará logo após o Carnaval 2010. A arquiteta Selma explicou em detalhes o que será a nova Praça da Matriz.

Para quem não participou a garantia é que os principais monumentos serão preservados, como: o monumento centenário, os dois coretos e as duas fontes. Há maior alteração da obra ficou por conta da pista de Cooper que interligará as duas praças possibilitando um percurso maior sem interrupções.

A praça terá 3 tipos de iluminação, abrigo para moto-taxis, playground para crianças, banheiros feminino e masculino, espaço para eventos com palco, além disso, os canteiros de concretos serão rebaixados e a praça possuirá segurança monitorada por câmeras. Outra grande mudança é a questão da distribuição das barracas, que serão transformadas em quiosques e terão tamanhos padronizados com número de mesas limitados.

A população presente aprovou o projeto com a ressalva que haja uma fiscalização eficiente e freqüente para que o patrimônio não seja deteriorado com o tempo. Padre Renato, da Paróquia de Santo Antão pediu que os comerciantes da região cumprissem o Termo de Ajuste de Condulta que determina horários de funcionamento dos bares. O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Paulo Roberto pediu também a colaboração da população com relação ao uso consciente do espaço e o Prefeito Elias Lira, garantiu que a praça irá possuir câmeras e guardas municipais para fiscalizar não só o uso da população, mas também dos barraqueiros que possuirão normas próprias de utilização de seu espaço, Elias Lira afirmou também que não só esta obra como também outras, terão a participação da população.



por
Hel
der Sóstenes,
Colunista e Diretor do Jornal Correio do Interior.