Ceclin
set 25, 2020 0 Comentário


Posto de Saúde e Praça são inaugurados em Pombos

Por Lissandro Nascimento

Mais um estabelecimento de saúde fortalece o setor na cidade de Pombos, no Agreste pernambucano, ampliando os serviços de PSF e unidades básicas, assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o objetivo em atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi implantada pela Prefeitura no Loteamento João Farias, perímetro urbano de Pombos, que recentemente também teve inaugurada uma Praça no Loteamento Canoés.

O Posto de Saúde do João Farias, comunidade também conhecida por “Sardinha”, conta com equipe completa de saúde da família com médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade.

Os moradores dessa localidade para ter acesso a esses serviços se dirigiam antes para o Posto do Bairro de São Gustavo, o que causava super lotação naquela unidade de saúde. Agora o cidadão conta com acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A UBS João Farias está apta a fazer curativos, inalações, aplicar vacinas, coletar exames laboratoriais, dispõe de tratamento odontológico, acesso a medicação básica, além de ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Por sua vez, a Prefeitura de Pombos também inaugurou recentemente uma praça pública no Loteamento Canoés. O espaço conta com área de lazer arborizada e iluminada, além de equipamentos voltados a diversão do público infanto-juvenil. Uma ação há muito tempo cobrada pela comunidade e que foi realizada com recursos próprios do governo municipal.