Ceclin
abr 26, 2018 0 Comentário


Porto Digital do Recife vai sediar encontro de tecnologia em Hackathon para inovar na Educação

ma grande imersão no universo da robótica. Foto: (Divulgação)

Os participantes farão uma grande imersão no universo da robótica. Foto: Divulgação

Durante os dias 4,5 e 6 de maio, evento foca na troca de experiências, aprendizado, muita mão na massa e provocará participantes a encontrarem soluções inovadoras para a educação na região

Desenvolver soluções incríveis e inovadoras para a educação. Com esse propósito a Microduino, uma das líderes mundiais em kits para o ensino STEM/STEAM realizará durante os dias 4, 5 e 6 de maio a primeira edição do Hackathon Microduino no prédio da Jump Brasil, aceleradora de startups sediada no Porto Digital e na L.O.U.CO, (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados), aberto a sociedade, para criação, desenvolvimento e prototipagem rápida de soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

“Acreditamos que equipes multidisciplinares tem muito a agregar, discutir com pessoas que possuem diferentes pontos de vista e expertises podem gerar insights e resultados ainda mais criativos que possam impactar a cidade através da educação”, conta Gustavo Chien, Diretor da Microduino Brasil.

Com o tema “Tecnologia na educação: Por uma educação interativa”, a ideia da iniciativa é proporcionar em 54 horas de evento uma maior imersão no movimento maker pensando em soluções inovadoras para uma educação multi e interdisciplinar com foco na aplicação prática e inovadora do aprendizado.

De curiosos, makers, hackers, estudantes a professores e profissionais de diversas áreas que desejam pensar e criar juntos, todos se reunirão durante o fim de semana e terão, além de uma grande imersão no universo da robótica e muito aprendizado, um fim de semana de troca de experiências e mão na massa. O desafio é tirar as ideias do papel e desenvolver soluções utilizando os kits do Microduino e fabricação digital com o apoio de mentores e parceiros.

As vagas são limitadas a 42 participantes sendo os ingressos divididos em 3 categorias: Hacker (makers, desenvolvedores, pessoal da área de TI e áreas afins); Hipster (makers, designers, arquitetos e áreas afins) e Hustler (visionários, educadores, empreendedores, curiosos e todas as outras áreas). Para se inscreverem, basta os interessados acessarem esse link e garantirem o ingresso: bit.ly/2JVy1On.

Confira a programação:

Sexta-feira, 4 de maio

18:30 Credenciamento + Coffee Break

19:30 Abertura do evento

Palestra – Microduino + Inovação

Dinâmica de Formação das equipes

______________________________________________

Sábado, 5 de maio

08:30 Café da manhã + networking

09:00 Dinâmica Design Thinking

12:00 Almoço

13:00 Mão na massa!

19:00 Jantar

______________________________________________

Domingo, 6 de maio

08:30 Café da manhã

09:00 Mão na massa!

12:00 Almoço

13:00 Mão na massa!

16:00 Apresentação dos projetos

17:30 Coffee break

18:00 Premiação e encerramento

Sobre a Microduino

A Microduino foi fundada em 2012 por quatro amigos que se conheceram no Makerspace Beijing, o primeiro makerspace da China. Em agosto de 2013, a Microduino anunciou seu primeiro projeto no Kickstarter, a menor placa baseada no Arduino do mundo na época. Desde sua criação, a Microduino cresceu exponencialmente, possui quatro linhas de kits divididos por faixa etária e objetivos se tornando uma das principais empresas desenvolvedoras de soluções para ensino STEM/STEAM a nível mundial.