Ceclin
set 21, 2009 1 Comentário


População rejeita fim do Senado, diz pesquisa

SÃO PAULO – Após passar quase todo o ano como palco de uma sucessão de escândalos, o Senado ainda é visto como uma instituição necessária pela maioria da população, segundo pesquisa feita pelo Instituto Análise. Dos mil entrevistados no levantamento, 52% manifestaram concordância com a tese de que a existência do Senado é importante, juntamente com a da Câmara dos Deputados, “porque desta forma é possível aprimorar as leis”. Para outros 35%, o Brasil precisa somente da Câmara “para que as leis sejam bem feitas”.
O resultado surpreendeu cientistas políticos e até senadores, que, dado o desgaste da instituição, supunham a existência de uma parcela muito maior a favor de sua extinção. Para Alberto Carlos Almeida, diretor do Instituto Análise, a pesquisa mostra que, em meio aos escândalos, a maioria da população é capaz de separar “a instituição Senado da pessoa física do senador”.

Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS), disse que “isso mostra que a população tem consciência de que a Casa é necessária em um País em que três ou quatro Estados controlam o poder”. “Os eleitores são contra os atuais senadores, mas não contra o Senado.”
(Jornal do Commercio).