Pombos e mais cidades seguem em estado de emergência devido as chuvas
Com a inscrição no Sistema Integrado de Informações de Desastres, cidades em situação de emergência estão aptas a receber recursos para recuperar danos causados pelas chuvas
Como resultado da ação da força tarefa implementada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, os 14 municípios que fazem parte do decreto estadual de situação de emergência já realizaram o cadastro no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). A estrutura montada na sede da Codecipe, no Recife, agilizou o apoio e a orientação rápida no processo. As demais cidades que editaram decretos municipais de situação de emergência estão obtendo o mesmo suporte na Sala Integrada de Operações, para o que o processo seja reconhecido e assegure acesso aos recursos federais.
Até o momento, 34 municípios já decretaram situação de emergência em Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro, Passira, São Lourenço da Mata, Pombos, Palmares, Sirinhaém, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Chã Grande, Escada, João Alfredo, Chã de Alegria e Correntes.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência nestas cidades do País atingidas por desastres naturais. Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A Central de Operações da Codecipe continua atendendo 24h, pelos telefones (81) 3181-2490 e 199.
As fortes chuvas que ocorreram em cidades da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco causaram transtornos. Logo após relatos de alagamento em trechos da BR-232, em Pombos – o Rio Doce transbordou – neste início de junho. Um trecho da Rua 2ª Travessa Antônio Alves de Lorena, Bairro Novo, ficou intransitável devido ao volume da água do rio que corta a comunidade.