Ceclin
jun 01, 2021 0 Comentário


Pombos articula instalação de uma Central de Oportunidades

O prefeito de Pombos, Dr. Marcos Ferreira (PSB), visitou na última segunda-feira (31.05), a sede da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco para conversar com o Secretário Alberes Lopes sobre a possibilidade de instalar uma Central de Oportunidades de Pernambuco no Município. Segundo o prefeito, um dos maiores interesses é abrir, neste equipamento, um espaço para qualificar os trabalhadores da cidade. O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) acompanhou a reunião, bem como o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Jairo Rubens.

O Município de Pombos se localiza na Mata Sul, sendo conhecido pela produção de abacaxis, em primeiro lugar, e de acerola. “A nossa maior pretensão é em relação aos cursos que a Secretaria do Trabalho nos oferece. Queremos levar também para o Município a JUCEPE (Junta Comercial de Pernambuco) e a AGE (Agência de Empreendedorismo). Estamos interessados principalmente em cuidar dos nossos jovens, prepará-los  através desses cursos para que enfrentem a concorrência no mercado de trabalho”, declarou Dr. Marcos.

Ele citou quanto a necessidade de qualificação para os trabalhadores de Pombos: “Hoje, a nossa dificuldade é a questão do emprego. Para você ter uma ideia, em 2017, quando a fábrica de chocolate pediu alguns currículos, eu enviei 60 currículos e nenhum dos nossos jovens ficou por falta de estarem preparados. A partir daí, foi que começamos a intensificar a busca de qualificação para dar acesso ao primeiro emprego, acesso ao trabalho aos jovens e até mesmo às pessoas mais velhas. Foi muito boa a visita à SETEQ, porque já deixamos tudo encaminhado”, acrescentou Dr. Marcos.

Aglailson Victor afirmou que a iniciativa do órgão estadual será uma nova conquista para as pessoas que terão uma forma mais fácil de conseguir seu primeiro emprego e de se qualificar.

Segundo o secretário do Trabalho estadual, a Central de Oportunidades vai ajudar bastante a cidade, levando serviços que hoje a população teria que se deslocar para Recife ou Caruaru para ter acesso. De acordo com ele, o equipamento vai dar “total assistência ao Município, facilitar a abertura de MEI, a declaração de MEI, dar orientações financeiras aos empreendedores e ajudar na intermediação de mão de obra”, acrescentando: “Os cursos de qualificação também vão poder ajudar jovens e mulheres a ingressarem no mercado de trabalho”.