• Ceclin
jul 16, 2015 0 Comentário


Polo Castainho reunirá cultura quilombola no FIG 2015

Bale-Afro-Raizes-Foto-de-Costa-Neto-607x404Comunidades quilombolas do Agreste Meridional estarão sendo representadas entre os dias 20 e 24 de julho, durante o 25º Festival de Inverno de Garanhuns, com programação envolvendo apresentações artísticas e oficinas, no polo cultural do Quilombo Castainho. Localizado a aproximadamente 5 km do centro da cidade, o espaço estará contando com artistas e grupos culturais dos quilombos Estivas, Estrela, Tigre e Timbó.

A programação também inclui oficinas de percussão inclusiva, dança afro tribal e educação com jogos e brincadeiras, direcionadas exclusivamente para moradores das comunidades quilombolas. Para Gal Almeida, articuladora regional da Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, as atividades de formação cultural nesta edição pretendem promover a valorização cultural de segmentos como música e dança, que já possuem grupos formados nas comunidades.

“Em mais um ano de festival, estamos objetivando promover a cultura mantida por estas comunidades, interligando o que já é produzido com a atualização necessária de conteúdos que serão ministrados. As ações realizadas tradicionalmente no Polo Castainho durante o festival, visam especialmente contribuir com o processo cultural histórico destes grupos”, ressaltou Gal. “Para as crianças quilombolas que estiverem presentes no polo, a Oficina de Jogos e Bricadeiras pretende atender as demandas destes povos tradicionais, com um olhar mais próximo do que eles estão acostumados no cotidiano, mas de uma forma que também cumpra o quesito da educação agregado ao divertimento”, comentou.

Das apresentações artísticas, um dos destaques do polo será a apresentação de dança do Balé Afro Raízes, originado em Olinda. Composto apenas por integrantes do sexo masculino, o grupo possui como missão desencadear em suas atividades, a continuidade da cultura de matriz africana no desenvolvimento da dança contemporânea. Na apresentação que será realizada na sexta-feira (24), a partir das 16h, o Balé Afro Raízes estará proporcionando o espetáculo “Senzala”.

Os quilombos Timbó e Caluête também irão receber durante o FIG 2015, a atividade “Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 – Sensibilização para preservação do patrimônio histórico cultural”, desenvolvida pela equipe de Educação Patrimonial da Fundarpe. Sendo realizada de maneira lúdica, a atividade objetiva explorar questões artísticas e potencialidades existentes em Pernambuco, envolvendo os diversos patrimônios culturais.

Confira a programação:

Cultura Tradicional

– Terça-feira, 21/7
17h30 – Percussão Afro Estrela (Quilombo Estrela)

– Quarta-feira, 22/7
17h30 – Coco do Mestre Juarez (Quilombo Timbó)

– Quinta-feira, 23/7
17h30 – Dança Afro Tigre (Quilombo Tigre)

– Sexta-feira, 24/7
15h30 – Negra-Atitude (Quilombo Estivas)
17h30 – Quilombo Axé (Castainho)

Circo

– Terça-feira, 21/7
17h – Café Pequeno da Silva e Psiu
Richard Riguetti – Grupo Off-Sina (RJ)

Dança

– Sexta-feira, 24/7
16h – Senzala
Balé Afro Raízes (PE)

Teatro para a Infância

- Quinta-feira, 23/7
17h – Flor da Vida
Teatro Mototóti (RS)

Oficinas

- Música | Percussão Inclusiva
Facilitador: Jorge Riba
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Dança | Dança Afro Tribal
Facilitadores: Paulo Queiroz e Gilson Gomes
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Oficina de Jogos e Brincadeiras
Facilitadores: Anna Rita e Wesley Italo
De 20 a 24/7 | 8h às 17h
Local: Comunidade Quilombola Castainho

- Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Sensibilização para preservação do patrimônio histórico cultural
Dia 21/7 – Quilombo Timbó | 9h às 17h
Dia 25/7 – Quilombo Caluête | 9h às 17h

 

Portal Cultura PE.