Plano de Saúde Acessível é o fim do SUS e da Saúde pública
MAIS UM GOLPE do governo interino de Michel Temer (PMDB). Dessa vez o alvo é a saúde pública. Na sexta-feira, 5 de agosto, o Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.482, instituindo um grupo de trabalho para dentro de 60 dias discutir e elaborar o Plano de Saúde Acessível. “Parece mais uma manobra do governo golpista para privatizar a Saúde pública e acabar com o SUS, atendendo assim os planos privados financiadores de campanhas eleitorais”, dispara a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.
A Condsef também vê o projeto com desconfiança. “Participamos das mesas nacionais de negociação da Saúde e do SUS e em momento algum isso foi discutido conosco e quando essas decisões chegam de forma unilateral, boa coisa não é”, salienta o secretário geral da Confederação, Sérgio Ronaldo.
De acordo com o documento publicado no DOU, seção 1, página 26, o grupo de trabalho será pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSEG). Ou seja, sem a participação dos trabalhadores e usuários.
Para impedir a privatização da saúde pública, da Previdência Social, da Petrobras, do pré-sal e a aprovação do PL 257/16 do arrocho salarial no serviço público e tantas outras maldades do governo golpista, o Sindsep-PE convoca a todos para participarem de ato público nesta terça-feira, 9 de agosto. A concentração será a partir das 15h, na praça do Derby. A atividade está sendo organizada pela Frente Brasil Popular. É hora de ir às ruas dar um basta a tudo isso!
Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco – SINDSEP-PE