Ceclin
abr 27, 2009 4 Comentários


Pilako assume presidência da ABTV

Em um jantar de adesão bastante prestigiado por diversos segmentos sociais, na sexta-feira (24), no Restaurante Carnes & Galletos, em Vitória de Sto. Antão, tomou posse a nova diretoria da Associação dos Blocos e Trios da Vitória (ABTV) para o biênio 2009-11. Eleito por unanimidade, o empresário Cristiano Pilako assumiu a presidência da entidade que coordena os blocos com trios elétricos no carnaval vitoriense.
Entregue pelo então ex-presidente Arthur Andrade, este conduziu a posse de confraternização que contou com representantes dos que fazem o carnaval da cidade, entidades e intituições da sociedade civil, imprensa e autoridades.
Tendo nove blocos associados, a ABTV destacou nesta solenidade a responsabilidade que estes tem em promover mais um atrativo para o grande público na Festa de Momo local, apesar de contar com os cordões de isolamento, Pilako afirmou que os que pagam os Kit’s dos blocos, fazem o carnaval para os que estão fora do córdão de isolamento.
“Com base em dados proporcionais do carnaval de Salvador com o da Vitória de Sto. Antão, 15% de nossa cidade compra os Kit’s em detrimento com o carnaval baiano que é em torno de 7% de sua população. Ou seja, apesar da grande diferença populacional, a cidade aprova o atual formato de carnaval com trios, provando que temos um nicho de lazer já consolidado”, ponderou o novo presidente da ABTV.
Para Pilako, se faz necessário que os próximos carnavais venham a assumir uma ação mais profissional. “De fato, é preciso fortalecer o carnaval tradicional com os carros alegóricos, que é o nosso diferencial. Contudo, será preciso fornecer uma nova roupagem a esta atração, pois do jeito que está, repetindo modelos de décadas passadas, este requer um formato moderno para atrair os turistas da região”, sugeriu. Completando: “Eu quero propor aos que estão na condução governamental do carnaval vitoriense, nas pessoas de Paulo Roberto, Pedro Ferrer e Lissandro, para que façamos um Comitê Gestor. Este conselho deverá servir para a gente pensar e aperfeiçoar este grande atrativo que temos, que é o carnaval de Vitória”, propôs Cristiano Pilako.
Estiveram presentes a posse da ABTV representantes da Prefeitura local, da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, da ALEPE, da FUNDARPE, da ACTV, Câmara de Vereadores, instituições da sociedade civil local e representantes de blocos e troças carnavalescas da cidade, além de artistas, políticos, personalidades do mundo esportivo e da imprensa do Estado. Foi destacado na solenidade um projeto de Lei de autoria do Dep. Henrique Queiroz (PR), na Assembleia Legislativa, transformando o carnaval da Vitória de Sto. Antão em patrimônio cultural de Pernambuco.
por Lissandro Nascimento.


CONFIRA FOTOS:

PONTOFEST – 24 – Sex – ABTV