Ceclin
out 05, 2022 0 Comentário


PGE-PE abre seleção para estagiários de Direito

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) abre inscrições, nesta sexta-feira (7/10), para seu Programa de Estágio de Estudantes de Direito, um dos mais concorridos de Pernambuco. O Edital com as regras da seleção está disponível no site www.pge.gov.br. Podem se inscrever universitários cursando Direito a partir do quarto período (ou terceiro ano, em caso de regime seriado) em faculdades reconhecidas pelo MEC.

A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva. A expectativa é que as primeiras convocações ocorram a partir de janeiro de 2023. Atualmente, o programa conta com 110 vagas distribuídas na sede, no Recife, e nas Regionais de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Do total a ser convocado, até 20 vagas serão reservadas a universitários que tenham cursado ensino médio de escolas públicas do Estado de Pernambuco.

O Programa de Estágio em Direito é coordenado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE e oferece ao estudante a vivência das práticas da advocacia pública, sob supervisão de procuradores do Estado de Pernambuco. Os estudantes também participam do Programa de Capacitação dos Estagiários de Direito (PCED), com palestras quinzenais sobre temas práticos da advocacia pública, ministradas por procuradores e convidados. Os encontros do PCED estão disponíveis no canal da PGE-PE no YouTube (youtube.com/c/PGEPE2022).

Para o coordenador do CEJ, procurador do Estado César Caúla, a participação no programa de estágio é uma oportunidade muito diferenciada. “Gostamos de pensar que a PGE é o maior escritório de advocacia do Estado e que atuamos aqui de maneira muito dinâmica, qualificada e voltada a resultados. Os estagiários têm a oportunidade de trabalhar com temas muito variados, dada a amplitude de atuação da PGE, em contato com profissionais experientes e dotados de muita qualificação técnica”, avalia César Caúla.

A inscrição na seleção de estágio custa R$ 40 e ficará aberta até 9 de novembro no site do Instituto Avalia (www.avalia.org.br), organizador do certame. As provas objetivas, com 50 questões de múltipla escolha, serão aplicadas nas cidades do Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, no dia 11 de dezembro, em horário a ser divulgado. O conteúdo programático inclui várias áreas do Direito: Constitucional, Administrativo, Financeiro, Tributário, Civil, Processual Civil, Empresarial, do Trabalho e Processual do Trabalho.