Ceclin
Maio 14, 2021 0 Comentário


Pessoas com comorbidades a partir dos 50 anos podem seguir aos Postos de Vacinação em Vitória

Vitória amplia vacinação para pessoas com comorbidades a partir dos 50 anos

Nesta sexta-feira (14.05), Vitória de Santo Antão amplia a fase de vacinação contra Covid-19 destinada às pessoas com comorbidades. Agora, o público a partir dos 50 anos que apresente algum dos problemas de saúde previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina poderá receber a imunização.

Para isso, é preciso se cadastrar no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. No sistema on-line, além de colocar o comprovante de residência e documento com foto, deve-se anexar a declaração de comorbidades (existe um modelo disponível no mesmo site e também nas unidades básicas de saúde). A documentação, incluindo CPF, também deve ser apresentada no dia da vacinação. Após o cadastro é preciso aguardar a liberação do sistema e só então proceder o agendamento escolhendo dia e hora para receber o imunizante, que para esse grupo é da Astrazeneca.

Dentre as comorbidades que dão direito à vacinação, ou seja, doenças que somadas ao Coronavírus podem agravar a situação do paciente, estão: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas grave; Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1,2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias ; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme; e Cirrose hepática.

A política de vacinação do Município, que respeita as determinações do Ministério da Saúde, também inclui a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos que sejam imunossuprimidas, transplantadas; portadoras de HIV; que tenham doença renal crônica em diálise ou obesidade mórbida (com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40). Também já estão sendo ainda imunizados cidadãos de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e no drive-thru instalado na sede do SAMU. Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, também para pessoas de carro, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues.

No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping, também estão sendo realizados o cadastro para que as pessoas sejam vacinadas e funciona ainda como um ponto itinerante de atendimento do Bolsa Família, para informações e outros serviços.

233 ÓBITOS

A Secretaria Municipal de Saúde da Vitória de Santo Antão, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que, desde o início da pandemia até a quinta (13/05), foram notificados 4.341 casos positivos da COVID-19 no Município. Dentre os casos positivos, 233 evoluíram para óbitos, 2.972 estão recuperados após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentarem mais sintomas.