Ceclin
mar 26, 2011 0 Comentário


Pesquisa constata aumento no número de cupins na RMR

Os cupins estão aterrorizando muitos moradores da Região Metropolitana. Uma pesquisa da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) constatou o aumento no número desses insetos nas áreas urbanas. Um dos motivos apontados pelo estudo é a destruição das reservas de mata.

A pesquisa foi desenvolvida por professores e alunos do Departamento de Biologia da UFRPE. Durante dois anos, eles visitaram mil casas. No Recife, em São Lourenço da Mata, Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.
De acordo com os pesquisadores, apenas uma cupim rainha e capaz de depositar oitenta mil ovos de uma vez. No estudo, foram identificados cupins de sete espécies diferentes e foi possível constatar que a presença deste inseto vem aumentando no Grande Recife. A coordenadora da pesquisa, Auristela Albuquerque, apontou algumas razões. “Este aumento está diretamente relacionado à construção das nossas cidades em áreas de Mata Atlântica, ambiente propicio para desenvolvimento de cupins”, afirmou.
O professor do Departamento de Biologia da UFRPE, Marco Aurélio Paes de Oliveira, fez um alerta: tentar resolver o problema por conta própria, não é a melhor maneira de se combater os cupins. “O ideal é contratar uma empresa especializada que irá avaliar a situação e realizar o serviço específico para o caso. Fazer o serviço sozinho pode acabar alastrando ainda mais o cupim e causando problemas de intoxicação nos moradores”, esclareceu.

Da Redação do pe360graus.com