Ceclin
mar 27, 2012 0 Comentário


Pernambuco tem menos mortes de motociclistas, mostra levantamento

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

NE10

O trânsito pernambucano está menos violento para motociclistas. É o que mostra um levantamento feito no Hospital da Restauração e no Instituto de Medicina Legal, ambos no Centro do Recife. Os dados do primeiro trimestre de 2012 demonstram reduções nos números de acidentes e vítimas fatais em relação aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011.

No HR, foram 21% menos atendimentos a motociclistas, o que representa 114 pacientes. Já no IML, a porcentagem é um pouco menor, mas ainda reflete a melhoria das condições dos pilotos no trânsito: foram 26 óbitos a menos, em redução de 16,7% do número anterior.

Os acidentes envolvendo motocicletas não foram os únicos analisados na pesquisa. Nos três primeiros meses de 2012, 295 mortes foram registradas no Instituto de Medicina Legal entre vítimas de acidentes com quaisquer veículos. Foi uma redução de 19%. O Hospital da Restauração recebeu, nesse período, 387 pacientes acidentados no trânsito, número 41% menor que o de 2011.

A Secretaria de Saúde estadual comemora a redução das mortes pouco antes do aniversário de um ano do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), que, junto com a Operação Lei Seca, realiza campanhas para evitar os acidentes.