Ceclin
jun 10, 2010 2 Comentários


Pernambuco se mobiliza para vacinar 750 mil crianças

Começa neste sábado (12) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação. Com o slogan “Vacine, é gol”, o objetivo é imunizar cerca de 14,4 milhões de crianças de zero a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em todo o país. Em Pernambuco, a meta é aplicar doses em 751.807 meninos e meninas dessa faixa etária.

As vacinas, que contêm uma suspensão dos três vírus da poliomielite, não possuem contra-indicação e são raras as reações adversas. Em Pernambuco, as doses estão disponíveis, de forma gratuita, em mais de 5 mil pontos, entre Unidades Básicas de Saúde, hospitais e postos volantes, totalizando 12 mil profissionais em atuação.

Durante a campanha, os pais ainda podem atualizar a caderneta de vacinação das crianças com as vacinas de hepatite B, a tetravalente e a tríplice viral. Os pequenos entre dois e cinco anos também deverão tomar a dose contra a Influenza A (H1N1).

Em Pernambuco foram investidos R$ 491.854,83 na primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite. O mesmo montante será utilizado na segunda etapa, marcada para 14 de agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2009, o Estado conseguiu atingir 100% de crianças imunizadas nessa fase, enquanto no Brasil o índice foi de 97,53%.
(Com informações da Assessoria postado por Folha de Pernambuco)